De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entre janeiro e maio de 2025, foram emplacadas 1.930.130 unidades, no mercado brasileiro, crescimento de quase 8%, em relação à igual período de 2024.
À exceção de caminhões e implementos rodoviários, que tiveram queda acumulada, os demais segmentos apresentaram dados positivos de emplacamentos.
Os números mostram que as 8.887 unidades vendidas representam baixas de 1,67% em relação ao mês anterior (9.038) e 5,01% na comparação com maio do ano passado, que teve 9.356 registrados.
Selic e IOF seguram o consumo
“Há dados positivos, com o crescimento do PIB e a desaceleração da inflação. Mas o aumento da Selic para 14,75% ao ano, o maior nível em quase duas décadas, como também o recente aumento do IOF, encarecem o crédito, dificultando compras de veículos pesados”, avalia o presidente da federação, Arcelio Junior.
Em 2025, no acumulado, 45.047 caminhões foram vendidos, volume 1,57% menor do mesmo recorte de meses de 2024 onde foi marcado por 45.764 unidades.
Ranking dos caminhões pesados mais vendidos
10. Mercedes Actros 2548 (137 unidades em maio e 638 no acumulado)
9. Volvo VM 360 (142 unidades em maio e 719 no acumulado)
8. Scania R450 (75 unidades em maio e 750 no acumulado)
7. Iveco S-WAY 480 (148 unidades em maio e 793 no acumulado)
6. Volvo FH 500 (122 unidades em maio e 798 no acumulado)
5. DAF XF 480 (189 unidades em maio e 985 no acumulado)
4. Scania R460 (127 unidades em maio e 1.329 no acumulado)
3. Volvo FH 460 (307 unidades em maio e 1.470 no acumulado)
2. DAF XF 530 (263 unidades em maio e 1.607 no acumulado)
1. VOLVO FH 540 (380 unidades em maio e 2.295 no acumulado)
Veja os números da Anfavea de maio de 2025

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.