O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou, na sexta-feira (12), decreto que cria a Política de Modernização da Infraestrutura Federal de Transporte Rodoviário, a Inov@BR. A norma prevê diversas estratégias para elevar o nível de segurança e de fluidez das rodovias federais. Além disso, o governo busca incremento no nível de tecnologia empregada e da elaboração de estudos para aprimoramento regulatório do setor. A edição do decreto acolhe recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).
Custo dos acidentes
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicou um estudo sobre os impactos socioeconômicos dos acidentes de transporte no Brasil. Nele, o IPEA estima que os sinistros em rodovias geram cerca de R$ 130,66 bilhões em média por ano de dispêndios públicos. Com base nesses estudos, o Inov@BR deve implementar soluções nas rodovias para torná-las mais seguras.
A insegurança das rodovias é, inclusive, uma das maiores reclamações de caminhoneiros, e um fator que gera perda de tempo e renda para essa classe. Os vídeos abaixo trazem exemplos:
Pilares do Inov@BR
O programa terá três pilares, ou eixos, bem definidos. Nos eixos “segurança viária” e “fluidez”, a Inov@BR quer diminuir os acidentes de trânsito, pois geram forte impacto nas famílias, com a perda de entes queridos, e, muitas vezes, de renda. Os acidentes atingem ainda a sociedade em geral, que arca com os altos custos pela utilização do Sistema Único de Saúde (SUS).
No eixo que trata de “tecnologia”, a nova política busca elevar o padrão de construção e operação das rodovias. Desde o incentivo a técnicas e materiais mais modernos, sustentáveis e de maior eficiência até os aparelhos para monitoramento contínuo e serviços de conectividade, o projeto promete implementar várias medidas para modernizar as rodovias.
As ações serão coordenadas pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) e envolverão articulação de vários órgãos, em especial a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O governo estima que a política tenha potencial de investimento acima de R$ 10 bilhões em rodovias concedidas. A isso se somam os ganhos gerados pela racionalização desses recursos, como consequência da gestão integrada de programas e da articulação e cooperação entre os órgãos envolvidos.
Adaptado de Secretaria-Geral
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.