terça-feira, dezembro 3, 2024

Inov@BR – Governo cria Política de Modernização da Infraestrutura Federal de Transporte Rodoviário

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O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou, na sexta-feira (12), decreto que cria a Política de Modernização da Infraestrutura Federal de Transporte Rodoviário, a Inov@BR. A norma prevê diversas estratégias para elevar o nível de segurança e de fluidez das rodovias federais. Além disso, o governo busca incremento no nível de tecnologia empregada e da elaboração de estudos para aprimoramento regulatório do setor. A edição do decreto acolhe  recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).

Custo dos acidentes

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicou um estudo sobre os impactos socioeconômicos dos acidentes de transporte no Brasil. Nele, o IPEA estima que os sinistros em rodovias geram cerca de R$ 130,66 bilhões em média por ano de dispêndios públicos. Com base nesses estudos, o Inov@BR deve implementar soluções nas rodovias para torná-las mais seguras.

A insegurança das rodovias é, inclusive, uma das maiores reclamações de caminhoneiros, e um fator que gera perda de tempo e renda para essa classe. Os vídeos abaixo trazem exemplos:

Pilares do Inov@BR

O programa terá três pilares, ou eixos, bem definidos. Nos eixos “segurança viária” e “fluidez”, a Inov@BR quer diminuir os acidentes de trânsito, pois geram forte impacto nas famílias, com a perda de entes queridos, e, muitas vezes, de renda. Os acidentes atingem ainda a sociedade em geral, que arca com os altos custos pela utilização do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No eixo que trata de “tecnologia”, a nova política busca elevar o padrão de construção e operação das rodovias. Desde o incentivo a técnicas e materiais mais modernos, sustentáveis e de maior eficiência até os aparelhos para monitoramento contínuo e serviços de conectividade, o projeto promete implementar várias medidas para modernizar as rodovias.

As ações serão coordenadas pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) e envolverão articulação de vários órgãos, em especial a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

trecho de curva perigosa no Piauí
Trecho de curva perigosa no Piauí – Imagem: Paula Toco

O governo estima que a política tenha potencial de investimento acima de R$ 10 bilhões em rodovias concedidas. A isso se somam os ganhos gerados pela racionalização desses recursos, como consequência da gestão integrada de programas e da articulação e cooperação entre os órgãos envolvidos.

Adaptado de Secretaria-Geral

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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