Sabe o kit gás, aquele que transforma veículos a gasolina em veículos a gás? A Peugeot está fazendo algo parecido, só que transformando veículo a combustão em veículo elétrico. O conceito começa com o furgão leve, a Partner, que recebe o nome de Partner Retrofit, para marcar a transformação do motor a combustão para o elétrico.
Como funciona essa transformação?
O projeto é uma parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030. O projeto prevê a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico. A vantagem é fazer isso por meio de equipamento com parceiros homologados pela fábrica, o que garante a qualidade da troca.
O processo de conversão passa por algumas etapas. Primeiramente vem o estudo do produto. Em seguida vem a remoção do powertrain a combustão, a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura). Por fim, vem a realização de testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.
A montadora ainda não divulgou valores nem prazo para os interessados na mudança.
Telemetria direto da fábrica
A Peugeot anunciou ainda mais uma novidade. A montadora francesa agora tem um sistema próprio de conectividade e telemetria, o MyPeugeot PRO. Com essa ferramenta, o frotista poderá fazer a gestão da frota e terá informações como quilometragem rodada, relatórios de velocidade, localização, mapeamento de rotas, recuperação do veículo (roubo, furto ou apropriação indébita), análise de probabilidade de acidente e exposição ao risco, score de dirigibilidade e ranking de motoristas e veículos, agendamento de serviços online, entre outras funções.
A nova função chega ao mercado a bordo da Peugeot Boxer 2024.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.