quinta-feira, novembro 21, 2024

Mais dois caminhões passam a integrar a linha Atego da Mercedes

LançamentosMais dois caminhões passam a integrar a linha Atego da Mercedes

Conforme já vem acontecendo, a Mercedes-Benz está renovando a linha dos caminhões Atego. Agora, é a vez dos modelos 1933 4×2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6×4 off-road (versão plataforma, basculante e betoneira).

Mais dois caminhões passam a integrar a linha Atego

Com isso, a marca passa a oferecer 13 versões do Atego ao mercado, entre médios, semipesados e extrapesados.

Todos permitem múltiplas opções de configuração de cabinas (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo) e tração (4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4).

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“Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Mkt e Peças & Serviços da Mercedes-Benz do Brasil.

No total, há no portfólio Mercedes, 13 modelos Atego

Com esses lançamentos, a Linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca, que também conta com os caminhões Accelo (segmentos de leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road).

O Mercedes-Benz Atego 1933 LS 4×2, por exemplo, é um cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933.

Aplicações e capacidades do Atego 1933

Ele é indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques como baú carga seca ou frigorificado, sider, entre outros.

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Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45,1 toneladas, é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).

O motor OM 926 LA BlueTec 6 tem 321 cv e está conectado a uma caixa de mudanças automatizada de 12 velocidades. A suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, o que facilita o acoplamento de implementos.

Para atuar no canteiro de obras, na mineração e apoio no campo

O Atego 3133 6×4 é um extrapesado elaborado para substituir o antigo Axor 3131. Alinhado ao novo desenho do Atego e seguindo o padrão do Arocs, este novo modelo é oferecido aos clientes nas seguintes versões: plataforma, basculante e betoneira.

O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece 321 cv e 1.250 Nm. Este motor é o mesmo que equipava o Axor 3133, mas compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). O câmbio também é automatizado de 12 velocidades.

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Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes.

Mercedes-Benz Atego 3133
Mercedes-Benz Atego 3133 para atuação off-road

Portfólio Atego 2024
a) 1419
b) 1719
c) 1726 / 1733 plataforma
d) 1933 4×2
e) 2429 6×2
f) 2433 6×2
g) 3033 8×2
h) 2730 6×4
i) 3133 6×4
j) 3330 8×4
k) 1729 vocacional compactador de lixo
l) 1733 vocacional bombeiro

Para a linha Atego são disponibilizadas três opções de cabina: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, com cama e climatizador. 

Entre outras tecnologias disponíveis estão: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.

Por Rodrigo Samy, com informações da Mercedes-Benz

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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