Mesmo com todas as tecnologias de monitoramento, a Manutenção Preventiva é crucial para evitar surpresas em uma frota.
Se para uma frota é importante, logo, para o autônomo, também. Afinal, ser surpreendido na estrada nunca é uma boa.
Manutenção Preventiva é crucial para evitar surpresas
Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou mais de 1,67 milhão de veículos de caga e 79 mil ônibus nas rodovias federais.
A PRF recolheu mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus por apresentarem condições inadequadas de circulação.
PRF mostra que Manutenção é falha no País
Ou seja, no mesmo ano, desafios com o sistema de freios ocasionaram 282 acidentes, com 266 pessoas feridas e 19 mortes, segundo a própria PRF.
Logo, a negligência com inspeções técnicas básicas continua sendo um dos principais fatores por trás de acidentes envolvendo veículos pesados.
Por isso, para Marcel Zorzin, CEO da Zorzin Logística e presidente do SETRANS, tratar a manutenção como estratégia é essencial não apenas para evitar acidentes, mas para garantir a eficiência, reduzir custos e proteger a imagem da transportadora.
“A manutenção preventiva deve ser encarada como um elemento de gestão. Uma falha mecânica na estrada compromete a segurança do motorista, gera atrasos nas entregas, impacta o cliente e pode trazer prejuízos à reputação da empresa”, afirma o executivo.
Como a Manutenção corretiva se mostra pior?
A manutenção corretiva, além de mais cara, geralmente ocorre em situações de urgência, ou seja, comprometendo o desempenho e elevando o risco.
Já a preventiva, estruturada com base em dados como quilometragem, rotas e histórico técnico, aumenta a vida útil dos ativos, melhora o desempenho e reduz os custos.
Manutenção correta de catracas de freio
Por isso, recentemente, o Pé na Estrada fez uma reportagem sobre a manutenção nas catracas de freio. No material, é possível entender o descaso e a falta de comprometimento de uma parcela dos motoristas.
Outro serviço que ninguém dá muita bola é o embuchamento da manga de eixo, manutenção essencial para todo caminhão.
Quando o item não está em ordem, este conjunto interfere na dirigibilidade e compromete a estabilidade.
O embuchamento da manga de eixo
No processo de manutenção, todas as buchas e pinos são trocados. Novas arruelas são colocadas, assim como as travas do rolamento da manga de eixo.
A recomendação é que essa manutenção seja feita a cada seis meses.
É muito importante o motorista verificar se a oficina usa peças homologadas e se o serviço está sendo feito dentro dos padrões das fabricantes.
Manutenção Preventiva e outros itens
Atenção: Fuja dos processos totalmente fora dos padrões de qualidade e de segurança. Um dos casos é o da retirada do pino mestre por meio de marretas ou com a utilização de um maçarico.
Ou seja, quando executam o serviço dessa maneira, os profissionais fragilizam a estrutura da peça.
Há quem venda eixos à base de troca, porém, muito arriscado, já que, muitas vezes, os clientes desconhecem a procedência legal e de uso.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.