Que o Brasil entrou na rota do conceito dos trailers de viagem, isso é um fato. Hoje, há empresas que adaptam vans ou ônibus em verdadeiros aconchegos do lar. A Marcopolo, por exemplo, abriu uma divisão específica para motorhome e lançou o Nomade.
Marcopolo lança o motorhome Nomade
O lançamento aconteceu no Paraná, na 8ª Expo Motorhome, evento que contou com presença de empresas especializadas no tema.
Vale dizer que Recentemente, a Marcopolo também se destacou ao apresentar o primeiro micro-ônibus hibrido a etanol do Brasil na LatBus.
Marcopolo lança o motorhome Nomade
O Nomade é um veículo compacto, Classe A, com 7,50 m de comprimento, construído sobre o novo chassi específico com motor Cummins F3.8 de 175 cv e tração 4×4.
Os preços começam em R$ 1,650 milhão e chegam a R$ 2,6 milhões na configuração mais completa.
Parceria para construir o interior do Nomade
Todas as soluções do interior foram desenvolvidas em parceria com a Tramontina e com a Victron Energy, empresa holandesa referência em gestão de energia.
Para desenvolver o modelo, foram realizadas pesquisas e análises dos mercados norte-americano e europeu, o que permitiu definir as dimensões ideais do modelo.
São 7.500 mm de comprimento, 2.360 mm de largura, 3.180 mm de altura total e 1.950 mm de altura interna.
Vamos entrar no motorhome Nomade?
Dentro, o motorista conta com poltrona confortável, enquanto os passageiros são acomodados em poltronas giratórias.
A central multimídia de 9” permite total gerenciamento das funções do veículo, além do controle da iluminação da cabine em LED com luz indireta e tela blecaute para total privacidade.
Conforto para motorista e passageiros
O salão interno vira cama e o teto panorâmico decorativo tem iluminação em LED. Há sistema de ar-condicionado 24V com inverter, além do slide out, que amplia o espaço interno em até 16m² quando o veículo está parado.
O banheiro tem ducha de acionamento monocomando e sanitário separado, espelho com iluminação e claraboia escamoteável.
O armazenamento da energia conta com um pack de bateria de Lítio. Há placas solares flexíveis que podem gerar até 800W. A conexão com a internet fica por conta do sistema Satelital (4G e 5G).
Veja mais: Cummins apresenta motor a etanol na Fenatran
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.