Mercado de pneus de passeio está retraído, o de pesados não. Os dados são levantados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
No total, uma redução de 2,7% foi registrada em 2024 em comparação com o ano anterior (de 51,97 milhões para 50,59 milhões de unidades).
Volume de pneus em 2024 é o menor desde 2013
O resultado representa o menor volume de pneus comercializados no setor desde 2013, quando foram vendidas 50,71 milhões de pneus, uma redução de 2,5%.
As comercializações para montadoras cresceram 1,4% (de 12,56 milhões para 12,73 milhões de unidades).
Por outro lado, o mercado de reposição teve recuo de 3,9% (de 39,41 milhões para 37,85 milhões de unidades).
Pneus comerciais e de carga têm resultado positivo
Apesar do péssimo resultado no geral, os pneus de carga registraram melhora no desempenho do acumulado de 2024, com vendas 3,4% maiores que no ano anterior (de 6,45 milhões para 6,67 milhões de unidades).
As vendas para montadoras tiveram alta de 20,8% (de 1,50 milhão para 1,82 milhão de unidades). Já o mercado de reposição registrou redução de 1,9% (de 4,94 milhões para 4,84 milhões de unidades).
Logo, as vendas de pneus para veículos comerciais leves subiram 3,3% em comparação com o ano anterior (de 7,46 milhões para 7,71 milhões de unidades).
As vendas para montadoras registraram 5,1% de aumento (2,99 milhões para 3,14 milhões de unidades), enquanto o mercado de reposição cresceu 2% (de 4,47 milhões para 4,56 milhões de unidades).
Mercado de pneus importados prejudicam o resultado geral
A indústria nacional segue sofrendo os impactos causados pelas importações, principalmente, de pneus de origem asiática.
Os resultados do último ano consolidaram o período como o pior desempenho de vendas do setor desde 2013.
Alguns segmentos, como o de carga, apresentaram um leve crescimento, mas isso não foi suficiente para alavancar melhores resultados.
As vendas de pneus de passeio tiveram queda 6,7% (de 27,48 milhões para 25,64 milhões de unidades).
A comercialização para montadoras recuou 0,4% (de 7,71 milhões para 7,68 milhões de unidades) e o mercado de reposição caiu 9,2% (de 19,76 milhões para 17,95 milhões de unidades).

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.