Que a corrida pela “pepita” chamada lítio (matéria-prima para a construção de baterias) vem perdendo a força, isso já está comprovado. Não à toa as grandes marcas veem desenvolvendo maneiras mais eficientes de recarregar os veículos.
A Mercedes-Benz Trucks, por exemplo, conseguiu carregar um protótipo do eActros 600 em uma estação de recarga com potência de 1 megawatt. Se for considerado que o consumo médio do brasileiro por casa é de 150 kWh/mês, esse volume atenderia aproximadamente a 990 casas.
Na avaliação de Peter Ziegler, chefe da área de Componentes de Recarga de Eletricidade da Mercedes, agora, a Mercedes está perto de levar a tecnologia para a produção em série.
Próximos passos para ter o carregamento rápido
No futuro, testes adicionais da interface de comunicação do veículo com os postos de carregamento é a produção contínua serão os desafios.
De qualquer forma, o início da produção em série do eActros 600 já está previsto para o final de 2024. Quando pronto, haverá a opção de recarga CCS de até 400 quilowatts ou de 1.000 quilowatts.
A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora do eActros 600 permite que o caminhão atinja 500 quilômetros. Isso significa que o caminhão consegue percorrer mais de 1.000 quilômetros por dia, devido às recargas intermediárias previstas por lei.
De qualquer forma, cerca de 60% das viagens de longa distância na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que há infraestrutura de recarga na garagem ou nos pontos finais.
Para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura de recarga pública é vital para tornar o caminhão elétrico viável para transportes de longa distância em toda a Europa.
Corrida sustentável no Brasil
No Brasil, país de dimensões continentais, a história é diferente. Há poucos pontos de recarga e as autonomias precisam ultrapassar mil quilômetros.
De olho nisso, a Scania lançou uma versão a gás chega para o agronegócio totalmente voltado ao agronegócio e com autonomia de 650 quilômetros.
Outra fabricante que está avançando no Brasil é a Volvo. Com 10 FM Electric já circulando, a fabricante só aguarda a autorização final do governo para iniciar a comercialização.
Por Rodrigo Samy, com informações da Mercedes-Benz Truck
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.