Mercedes faz teste de carregamento de 1.000 kW no eActros 600

Que a corrida pela “pepita” chamada lítio (matéria-prima para a construção de baterias) vem perdendo a força, isso já está comprovado. Não à toa as grandes marcas veem desenvolvendo maneiras mais eficientes de recarregar os veículos.

A Mercedes-Benz Trucks, por exemplo, conseguiu carregar um protótipo do eActros 600 em uma estação de recarga com potência de 1 megawatt. Se for considerado que o consumo médio do brasileiro por casa é de 150 kWh/mês, esse volume atenderia aproximadamente a 990 casas.

Na avaliação de Peter Ziegler, chefe da área de Componentes de Recarga de Eletricidade da Mercedes, agora, a Mercedes está perto de levar a tecnologia para a produção em série.

Próximos passos para ter o carregamento rápido

No futuro, testes adicionais da interface de comunicação do veículo com os postos de carregamento é a produção contínua serão os desafios.

De qualquer forma, o início da produção em série do eActros 600 já está previsto para o final de 2024. Quando pronto, haverá a opção de recarga CCS de até 400 quilowatts ou de 1.000 quilowatts.

A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora do eActros 600 permite que o caminhão atinja 500 quilômetros. Isso significa que o caminhão consegue percorrer mais de 1.000 quilômetros por dia, devido às recargas intermediárias previstas por lei.

De qualquer forma, cerca de 60% das viagens de longa distância na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que há infraestrutura de recarga na garagem ou nos pontos finais.

Para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura de recarga pública é vital para tornar o caminhão elétrico viável para transportes de longa distância em toda a Europa. 

Corrida sustentável no Brasil

No Brasil, país de dimensões continentais, a história é diferente. Há poucos pontos de recarga e as autonomias precisam ultrapassar mil quilômetros. 

De olho nisso, a Scania lançou uma versão a gás chega para o agronegócio totalmente voltado ao agronegócio e com autonomia de 650 quilômetros. 

Outra fabricante que está avançando no Brasil é a Volvo. Com 10 FM Electric já circulando, a fabricante só aguarda a autorização final do governo para iniciar a comercialização.

Por Rodrigo Samy, com informações da Mercedes-Benz Truck 

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