quinta-feira, novembro 21, 2024

MPF cobra providências do DNIT e da PRF para maior segurança nas rodovias e estradas federais

NotíciasMPF cobra providências do DNIT e da PRF para maior segurança nas...

No último dia 9, membros do MPF, o Ministério Público Federal, se reuniram com representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para acompanhar e cobrar providências necessárias para assegurar a qualidade e a segurança nas rodovias e estradas federais. O encontro foi realizado na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

A reunião faz parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) Rodovias Federais, vinculado à Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do MPF (1CCR/MPF).

Excesso de peso nas pistas

O MPF demonstrou preocupação com a ocorrência de problemas nas vias devido ao excesso de peso dos veículos, fator que corrobora com a precariedade das pistas.

“Uma das grandes preocupações do GT é a falta de balanças de pesagens, já que as rodovias estão há mais de dez anos sem fiscalização de excesso de peso pela falta de balanças móveis”, afirmou o procurador da República, Filipe Andrios Siviero. Na avaliação do órgão, a situação contribui para a danificação do asfalto e o aumento do risco de acidentes nas estradas.

Sistema de pesagem em movimento é implantada em mais uma rodovia paulista
Imagem: PNE

O procurador lembrou ainda que a responsabilidade civil pelo excesso de peso nas rodovias está em discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do Tema Repetitivo 1.104. O julgamento vai definir a possibilidade de imposição de tutela inibitória, bem como de responsabilização civil por danos materiais e morais coletivos causados pelo tráfego com peso acima do permitido.

O DNIT informou ao MPF que os editais para compra dos equipamentos de pesagem devem ser lançados até agosto. Ponderou, no entanto, que a defasagem do valor das multas, sem reajuste ou correção monetária desde os anos 2000, torna a medida pouco eficiente para inibir a infração. Além disso, mesmo quando a irregularidade é flagrada, o caminhoneiro é notificado, mas continua a viagem com excesso de peso:

“Para a multa deixar de compensar, a opção seria reter o veículo e exigir operação de transbordo (transferência de carga para outro veículo). O caminhão só seria liberado depois de retirado o excesso de peso”, avaliou um dos representantes do órgão.

Em relação à localização dos postos de pesagem, o MPF acredita que o ideal seria que fossem construídos próximos ao próprio posto da PRF, porque isso seria algo mais eficaz, visando a segurança pública com a fiscalização da rodovia. A proposta foi considerada interessante pelos representantes da força policial presentes ao no encontro. O DNIT informou que essa parceria já existe em algumas cidades, como Montes Claros (MG).

Reformas em rodovias e outras questões

O Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), criado em 2016, também foi discutido na reunião. A iniciativa inclui o levantamento e a reabilitação de pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção em vários estados. De acordo com o DNIT, seis mil pontos estão catalogados para avaliação. Já foram contratados serviços de manutenção para 1.947 pontes, enquanto 4.300 estruturas estão em fase de estudos e levantamentos.

Outro assunto abordado no encontro foi o cronograma de concessão de rodovias para 2023. Uma das principais preocupações do MPF é com a BR-381, em Minas Gerais, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O percurso de pouco mais de 300 km é conhecido como “rodovia da morte”, em razão dos constantes acidentes, muitos deles com vítimas fatais.

Vale destacar que essas e outras pautas seguem sendo acompanhadas pelo Grupo de Trabalho do MPF, que formalizará ofício ao DNIT e à PRF com pedidos de informações mais detalhadas sobre temas tratados no encontro.

Peso por eixo e PBT com a nova lei da balança

Como um dos problemas citados pelo MPF é justamente o excesso de peso, queremos saber: Você conhece as regras ligadas à “Lei da Balança”? Se sim, ótimo. Se não, confira o vídeo abaixo do nosso canal Trucão & Toco e tire suas dúvidas.

Veja Também: A piora na qualidade das rodovias brasileiras em 2022

Por Daniel Santana com informações do Ministério Público Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados