A rodovia Anchieta é uma das campeãs de reclamação dos estradeiros quando o assunto é multas. Só no site do Pé na Estrada, toda semana chega pela menos uma reclamação de que os policias multam demais na descida da serra. Para investigar essa situação, percorremos a rodovia acompanhados pelo Tenente da Polícia Rodoviária Paulista, Moacir do Nascimento, que nos explicou quando acontecem as autuações.
Segundo ele, o problema é que os motoristas saem da faixa da direita para ultrapassar e depois não retornam, rodando por alguns quilômetros na faixa da esquerda. Como trafegar pela esquerda é uma infração de trânsito, levam multa. As autuações também acontecem quando os estradeiros começam ou terminam a manobra em faixa contínua.
Alguns caminhoneiros reclamam que saem para fazer a ultrapassagem, mas não voltam por falta de espaço. Porém o tenente explica que o segredo para não ser autuado é: no momento de sair para ultrapassar, já saber onde vai voltar à faixa da direita, se não se tem visão de um ponto de retorno, então nem se deve começar a manobra.
O tenente afirma ainda que um dos grandes problemas de os caminhões trafegarem pela esquerda é que quando o trânsito para, carros de socorro não conseguem passar, dificultando a chegada em acidentes e outras ocorrências na pista. Ele apela ainda para o bom senso dos motoristas, já que o acidentado lá na frente pode ser um parente ou um colega de profissão, por isso recomenda que os que estão na faixa da direita dêem espaço para os outros retornarem para ela.
É verdade que a rodovia, mesmo sendo o principal acesso ao Porto de Santos, tem um traçado antigo e sinuoso, com poucos pontos de ultrapassagem, mas o policial garante que isso não é motivo para desrespeitar o código de trânsito e afirma “Trafegar pela direita não significa demorar mais na viagem, significa ter uma logística adequada.” e garante que a polícia apenas cumpre o as regras de trânsito.
Por isso, talvez, a solução não seja reclamar das multas aplicadas pela Polícia Rodoviária e sim, começar a reivindicar com o Governo uma melhor infra-estrutura na descida da serra, ainda mais em um ano de eleições. Mas quem julgar que foi multado indevidamente, pode entrar com uma reclamação no próprio site da Polícia Militar, o http://policiamilitar.sp.gov.br/inicial.asp .
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
O Post eh velho mas continua bem atual… Gostaria de saber do Tenente, como ele citou que apenas cumprem as leis, o pq deles liberarem a esquerda para caminhões quando a fila de caminhões na direita está muito grande. Desse modo passo a entender que eles ao invés de cumprirem a lei, estariam acima dela… Um próximo ponto a ser comentado eh o fato de o maior porto da América latina, q tem sua principal via de acesso pela Anchieta para distribuir ou receber mercadorias, possui apenas UMA FAIXA para trânsito de caminhões.. ao todo são duas faixas na Anchieta norte, duas na sul, três na imigrantes norte e três na imigrantes sul… Assim contamos dez faixas… Dessas dez faixas, NOVE SÃO DESTINADAS A CARROS E APENAS UMA FAIXA A CAMINHÕES… ISSO PARA ESCOAR SIMPLESMENTE 67% DO PIB DO BRASIL INTEIRO!!!!
Pagamos o pedágio mais caro do Brasil para se quer ter direito a ultrapassagem… Um caminhão carregado descendo a serra a 10km por hora obriga todos os outros que vem atrás a descer na mesma velocidade mesmo estando vazios…isso sem contar que existe um limite mínimo de velocidade imposto pelo código nacional de trânsito de 50% do limite máximo tbm…. mas melhor nem falar disso pois daqui a pouco os “guardas” vão começar a multar por isso tbm é vamos ter q descer a serra que nem formigas com a carga nas costas… Vamos dar um pouco mais de atenção ao pessoal do trecho galera!!!!
Samuel, realmente pouco se presta atenção na maior fonte de abastecimento do País. A descida para Santos é uma vergonha. Tanto que muitos estão preferindo mandar seus produtos por outros portos.
Amigão é claro que é corrupção. Ouvi dizer, não posso afirmar, mas parece que os Policiais daquele trecho trocam multas por dias de folga quando atingem a uma meta.
Fui multado em Cubatão, eram 3 faixas eu estava na do meio sozinho, tudo bem que eu poderia ter ido pra esquerda toda, mas só multou por esporte. Não tinha ninguém na pista e eu estava na velocidade máxima permitida. Não era esquerda, era faixa do meio…
direita toda…
Os policiais do sistema Anchieta imigrantes principalmente dos trechos de serra eles multam de qualquer jeito sendo fora do horário de restrição em local de faixa secsionada que é permitido ultrapassagem, um deles disse pra mim que ele era a lei que o que vale é o que ele fala e escreve, pra fazer uma investigação não pode ser com um policial só porque é graduado, tem que ser com um especialista em trânsito sem eles saberem da investigação, só um exemplo eles ficam nos Kms 47, 50 e 52 em ambos os trechos é permitido pela sinalização de trânsito da via a manobra de ultrapassagem, o código de trânsito não obriga ninguém andar um atrás do outro e sim veículos lentos devem manter se à direita,a faixa da esquerda é para ultrapassagem e veículos de maior velocidade então se você se depara com um veículo mais lento que o seu você passa a ser o de maior velocidade então pelo código de trânsito pode sim ultrapassar,a sinalização na Serra da Anchieta é clara a restrição é dás 18 às 20 e em locais de faixa contínua que proíbe a mudança de faixa e a ultrapassagem,o problema todo é não temos ninguém por nós, então os policiais continuam a fazer o que eles querem e a tratar os trabalhadores pior do que bandido,em fim pra terminar indiferente de estar subindo ou descendo já pensou um caminhão antigo bem pesado começa no trecho de serra, aí os outros vem e vão ficando atrás como seria o trânsito no local, agora me diga qual artigo do código de trânsito brasileiro que diz que o trânsito é obrigado a ser assim?