segunda-feira, dezembro 8, 2025

Veja como estão as obras dos lotes 1 e 2 da maior rodovia do Brasil

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As obras dos lotes 1 e 2 da maior rodovia do Brasil, BR-116, estão 65% concluídas. Quem está trabalhando na execução delas é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Rio Grande do Sul, com melhorias físicas e segurança de tráfego em 38 quilômetros da rodovia. As intervenções acontecem entre o km 232,5 e o km 271, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.

O objetivo da intervenção, é melhorar as condições de tráfego, aumentando a largura da rodovia de duas para três faixas de rolamento por sentido, implantar 22 passarelas, construir novos viadutos, e eliminar os semáforos existentes. As mudanças devem solucionar gargalos antigos do segmento, que sofre com constantes engarrafamentos.

 

Investimento para o lote 1 e 2 da BR-116/RS

Somados os recursos do lote 1, de construção, e do lote 2, de manutenção e implantação de passarelas, o Governo Federal, por meio do Novo PAC, vai investir R$ 925 milhões no trecho.

Já foram entregues à população o Complexo Viário da Scharlau, em São Leopoldo (5,5 km), o Complexo Viário de Esteio (4,1 km), as quatro pontes sobre o Rio dos Sinos, em são Leopoldo, e as 22 passarelas de pedestre previstas para o segmento.

Agora, estão em execução o alargamento dos viadutos do Boqueirão e da Metrovel, em Canoas, como a construção do viaduto Fronteira Oeste, em Porto Alegre. Serão executados também serviços de terraplenagem e pavimentação em Novo Hamburgo; e pavimentação e iluminação em Porto Alegre.

 

Passagens inferiores com importantes ligações

Há, ainda, a implantação de três passagens inferiores. A primeira, no bairro Primavera, está localizada no km 239 da rodovia, e fará ligação com a rua Tapes. No local estão sendo executados os serviços de infraestrutura, sendo que o estaqueamento está concluído.

A segunda, no km 237 da rodovia, no segmento entre o viaduto Ayrton Senna e o viaduto Rincão, fará a ligação da rua Pedro Alvares Cabral no lado leste, com a parte oeste da rodovia. No local, estão sendo iniciados os serviços de infraestrutura, como o estaqueamento.

A terceira, no bairro Marechal Rondon, em Canoas, irá interligar a rua Domingos Martins, na área central da cidade, e a avenida Doutor Sezefredo Azambuja Vieira. No local, também estão sendo realizados os serviços de estaqueamento.

Na sequência, nas três passagens, seguem os serviços de execução de pilares e travessas. Posteriormente, serão lançadas as vigas longarinas, pré-lajes e, por fim, será concretada a laje superior. Por último, virão os serviços complementares, como asfaltamento e sinalização viária.

Veja mais: Pesquisa CNT mostra que rodovias pararam de piorar no Brasil

 

Um pouco da história da BR-116

A BR-116 é a maior rodovia do país e, no Rio Grande do Sul. Ela é a principal via de acesso ao sul do estado e ao Porto de Rio Grande, sendo também um dos principais corredores de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.

Aproximadamente 140 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia que também é importante para o turismo no estado. O trecho conecta a região metropolitana de Porto Alegre à Serra Gaúcha, com trajetos como a Rota Romântica, que passa por cidades como Nova Petrópolis e Gramado, e a Rota dos Vinhos, que passa por cidades como Bento Gonçalves e Garibaldi. Ambas propiciam experiências culturais e gastronômicas. Além do contato com a natureza e a arquitetura típica da colonização alemã e italiana no Rio Grande do Sul.

 

Veja também: A melhor e as 5 piores rodovias pedagiadas do Brasil

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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