As obras do Rodoanel Mário Covas, trecho norte, avançaram 20,4% e o cronograma de entrega está marcado para 2025 com a chegada do primeiro trecho. O Rodoanel Mario Covas na SP-021 está sendo administrado pela Via SP Serra, concessionária do Grupo Via Appia Concessões, desde do ganho do certame em março de 2023.
Quais os prazos de entrega?
Segundo a Via SP Serra, as obras foram dividas em dois trechos, um para a entrega em 2025 e o outro para 2026.
O primeiro trecho, entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, tem previsão de entrega para setembro de 2025. Já o segundo, da Rodovia Fernão Dias até a Av. Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, tem previsão de conclusão para setembro de 2026.
Hoje como é o fluxo nos outros trechos do Rodoanel?
O trecho do Rodoanel Norte tem 44 quilômetros de extensão e o trajeto passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos. Esse é o último trecho que falta para completar o anel viário.
Segundo a concessionária SP Mar que administra o trecho leste que passa municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mauá, Poá, Ribeirão Pires e Suzano, a expectativa com a entrada do trecho Norte é que haja um crescimento de fluxo na parte Leste.
Hoje pelo trecho leste circulam 60 mil veículos por dia, sendo 20 mil caminhões. A previsão de aumento de fluxo lá deve aumentar, pois esse trecho também inicia na Avenida Raimundo Pereira Magalhães, na zona norte de São Paulo, e termina na Rodovia Presidente Dutra, na região do ABC paulista.
Já a parte Oeste do Rodoanel administrado pela CCR ViaOeste diz que não tem como contabilizar o quanto o trecho Norte irá diminuir no fluxo da região, mas entende que haverá um número de escoamento grande do tráfego que deve ligar diretamente a região Mercosul para a Dutra e, consequentemente, para a região nordeste do país.
No entanto, hoje, o fluxo de volume médio diário no trecho oeste é de 50 mil veículos pesados e de 200 mil veículos leves.
O que foi feito até agora?
A Via SP Serra, desde a retomada das obras, em abril de 2024, fez serviços topográficos e de sondagens, assim como inspeções em Obras de Arte Especiais (OAEs), limpeza de objetos e do sistema de drenagem.
Além da construção de estradas de serviço e dos acessos, também foi feito as intervenções no tronco da rodovia.
O projeto também prevê 3 pórticos de pedágios ao longo do trecho, lembrando que agora a cobrança segue o modelo de fluxo livre, sem a necessidade de parada.
Investimento total da obra do trecho Rodoanel Norte
Essa nova fase da retomada das obras receberá um investimento total de 3,4 bilhões de reais. Serão R$ 2,5 bilhões por parte da concessionária e o restante do estado. Contudo, o total da obra desde o começo deve chegar a R$ 13 bilhões.
O Pé na Estrada foi conferir se os estradeiros estão confiantes com a previsão de entrega do Rodoanel Mário Covas, trecho norte, confira a opinião dos caminhoneiros na matéria abaixo.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.