A produção de caminhões fechou o semestre em alta e as projeções para o encerramento do ano se mantém. Os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelam que o mercado produziu um bom número nesse último semestre, mas aponta dificuldades da exportação.
Veja os números da Anfavea em Novembro:
Quando comparado período por período, ou seja, de novembro de 2023 com o mesmo mês deste ano, a produção cresceu 31,3%. Isso quer dizer que foram produzidas 13,2 mil unidades no mês passado frente as 10,0 registradas em novembro de 2023.
Nas vendas, o crescimento foi de 10,2%. Com isso, foram emplacados 10,2 mil veículos em novembro deste ano, ante aos 9,2 mil caminhões vendidos no ano passado.
Já nas exportações, em comparação com novembro de 2023 com o de 2024, o crescimento foi de 26,0%. Também exportaram 2,0 mil veículos no mês passado, comparados aos 1,6 mil caminhões no período homólogo.
Acumulado do ano – Janeiro a Novembro de 2024 (Fechamento do semestre)
O resultado do acumulado na produção de caminhões foi positivo em 41,5% comparado ao período homólogo. Foram produzidos 130,6 mil veículos até o momento, ante aos 92,3 mil caminhões no mesmo período do ano passado.
O crescimento de emplacamentos no acumulado de deste ano com o ano passado foi de 16,2%. Ao total foram vendidos 113,5 mil veículos até o mês passado, comparados com os 97,7 mil caminhões entre janeiro e novembro de 2023.
No entanto, nas exportações, a retração foi 0,2%. Foram exportados 15,8 mil veículos até novembro deste ano, comparados aos 15,9 mil veículos exportados no mesmo período do ano passado.
O que diz a Anfavea sobre o encerramento do ano?
Segundo a Associação, o mês de novembro representa o fechamento do semestre, já que o balanço de 2024 será com a entrega dos dados de dezembro. A Anfavea descreveu, no último relatório, este ano, como: “Um ano histórico a ser celebrado”.
A descrição diz sobre o setor automotivo como um todo, pois neste ano houve enchentes no Rio Grande do Sul, entre outros acontecimentos que atrapalharam a indústria, mas que ainda, sim, os resultados se mantiveram.
A Anfavea também aponta o Brasil com o maior crescimento de vendas, alcançando um avanço de 15%, frente aos outros países como: Canadá, México, China, Índia, EUA, Reino Unido, Alemanha, França e Japão.
Veja os resultados de emplacamentos de caminhões por segmento:
Conforme a Anfavea, no segmento de pesados, os caminhões tiveram ótimo desempenho, com alta estimada em 15%, enquanto os ônibus deverão fechar com crescimento de 8,5%. Ambos os segmentos voltaram ao ritmo tradicional de emplacamentos, após o período de transição das regras de emissões do Proconve.
“Normalmente a segunda metade é mais aquecida, mas neste ano tivemos um segundo semestre fantástico, o melhor dos últimos dez anos, depois de um início de ano com alguns problemas, como greves em órgãos públicos, enchentes no Rio Grande do Sul, entre outros. Com isso, o Brasil foi o que mais cresceu entre os principais mercados do mundo. Esperamos começar o ano nesse ritmo acelerado e fazer de 2025 o último degrau antes da volta ao patamar dos 3 milhões de unidades vendidas”, avalia o Presidente Márcio de Lima Leite.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.