quinta-feira, novembro 21, 2024

Pedágios de SP têm reajuste de 4,4% em 2024

RodoviasPedágios de SP têm reajuste de 4,4% em 2024
No início de julho de 2024 foi publicada a tabela com os valores de reajuste anual das tarifas de pedágios nos trechos de rodovias estaduais administrados por 17 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

Pedágios de SP têm reajuste de 4,4% em 2024

A tabela completa com as novas tarifas está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) e também na página da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). 
 
Os reajustes ordinários consideram a recomposição inflacionária nos últimos 12 meses (de junho de 2023 a maio deste ano) e estão baseados no Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de acordo com cada contrato. A média do aumento foi de 4,4%.
 
 
Vale dizer que São Paulo é o estado dono da tarifa mais cara do Brasil. A Rodovia Anchieta/Imigrantes passa a custar R$ 36,80.

Conheça as concessionárias das rodovias paulistas

Entre as concessionárias paulistas estão 16: CCR AutoBAn, Via Colinas, Ecovias, Arteris Intervias, Renovias, CCR SPVias, Tebe, CCR ViaOeste,  CART, Ecopistas, CCR RodoAnel, Rodovias do Tietê, Rota das Bandeiras, SPMar,  ViaRondon e Tamoios. 

Veja o que diz o jurista sobre os reajustes em São Paulo

Segundo o advogado Antônio, Carlos Morad, do escritório Morad Advocacia Empresarial, está previsto na Lei o aumento das tarifas de pedágio.
 
Ele explica que para atuar em concessões, empresas vencedoras de licitações obviamente devem aceitar a regra estabelecida no edital de cada certame, assim, se no edital da rodovia estiver determinado o aumento anual com garantias de adicionais e índices específicos de correção, a concessionária deve dessa forma elevar os valores de seus pedágios.
 
O advogado acrescenta que as rodovias federais adotam preços menores por serem artérias maiores, detendo um grau de importância bastante grande para a movimentação de cargas em todo o Brasil.
 
Por conta disso, tanto executivo quanto legislativo acompanham muito de perto os preços, sendo desde o começo dessa modalidade exigidos preços menores na cobrança dos pedágios.
 
Por Rodrigo Samy 
Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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