PF vai investigar denúncias de preço duvidoso do diesel

NotíciasPF vai investigar denúncias de preço duvidoso do diesel

PF vai investigar denúncias de preço duvidoso do diesel. Isso mesmo, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que a Polícia Federal (PF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) comecem investigar denúncias de preço duvidoso do diesel. 

Na manifestação enviada aos órgãos, o governo federal cita indícios de que distribuidores e revendedores não repassaram aos consumidores as reduções de preços praticados pelas refinarias entre julho de 2024 e junho de 2025. 

PF deve investigar preço do diesel

A partir de análise de informações obtidas pelo Ministério de Minas e Energia, o governo sustenta que a redução de preços não foi repassada totalmente aos consumidores após ser anunciada pela Petrobras.

Conforme o levantamento, distribuidores e revendedores reduziram parcialmente seus preços, oferecendo “renda adicional” às empresas e causando prejuízo aos clientes dos postos.

Veja a justificativa para a PF do preço do diesel

“Na hipótese em que o reajuste da refinaria representa aumento de preços, os distribuidores e revendedores repassaram integralmente o valor reajustado e, em geral, em uma proporção maior do que o valor reajustado pela refinaria, em detrimento dos consumidores”, argumenta a AGU.

Recentemente, o Pé na Estrada fez uma reportagem de TV com dicas para saber abastecer em um lugar seguro. 

Outra questão que está em pauta é a nova mistura do biodiesel no diesel. Ela aumentou para 15% e deve aumentar no próximo ano. 

O maior material orgânico exige atenção dos donos de pontos de abastecimento, pois se o produto não estiver bem condicionado é problema na certa. 

Lá vem o B15 para mexer no preço do diesel 

A medida, de 15% de biodiesel, entrará em vigor em agosto e permitirá avanço na autossuficiência.

Para o governo, o B15 também traz impactos positivos expressivos para a economia e a sustentabilidade.

A expectativa é de mais de R$ 5 bilhões em investimentos em novas usinas e unidades de esmagamento de soja.

Há também a criação de mais de 4 mil novos postos de trabalho, incluindo atividades de esmagamento e refino.

Outro destaque é o incremento de cerca de R$ 600 milhões na renda de todas as famílias do Biocombustível Social.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados