Novo cronograma de obras para a BR-163/MT

RodoviasNovo cronograma de obras para a BR-163/MT

A BR-163, no trecho que percorre o Mato Grosso, tem um cronograma de obras pela frente, que inclui duplicações e melhorias na rodovia que corta o centro-oeste do Brasil.

A rodovia anteriormente administrada pela Rota do Oeste passou a ser de responsabilidade da Nova Rota do Oeste com a gestão do governo mato-grossense em 2023. 

Com isso, a concessionária é responsável pela gestão de 850,9 quilômetros da BR-163/MT e também da Rodovia dos Imigrantes (BR-070) no trecho entre Itiquira (MT) e Sinop (MT).

 

Rodovia do agronegócio 

A BR-163 é uma rodovia que atravessa vários estados do país de norte a sul, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Por conta dessa rota, o trecho é de suma importância para o escoamento do agronegócio vindo da região centro-oeste. 

A BR-163 se inicia na cidade de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, e chega até Santarém, no Pará. Sua extensão total é de 3.579 quilômetros. 

Além disso, o trecho de mais de 1 mil quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), permite o escoamento da safra pelos portos do Arco Norte do Brasil.

Contudo, por conta da importância da rodovia, a demanda para a duplicação e o melhoramento da pista, a BR-163/MT passará por um cronograma de obras, previsto até o final de 2026.

 

Confira o cronograma completo:

Diamantino a Nova Mutum

(86 km de duplicação entre o km 507, em Diamantino, e o km 593,6, em Nova Mutum).

  • Valor do contrato – R$ 618 milhões
  • Mão de Obra (Fechamento Maio):  336
  • Equipamento (Fechamento Maio): 195
  • A implantação da pista nova alcançou 82,23 km, com 4,35 km pendentes. A recuperação da pista existente está em andamento, totalizando 72,56 km.
  • Está em andamento a construção de duas Obras de Arte Especiais (OAEs), sendo elas um diamante no km 543,9, e um diamante no km 593,3. Iniciada a implantação da via marginal nos trechos entre os km 592,690 e 593,600 (sentido norte) e entre os km 592,630 e 593,630 (sentido sul), com a execução dos serviços preliminares

 

Nova Mutum a Lucas do Rio Verde

(80 km de duplicação entre o km 593 e o km 681 da BR-163)

  • Valor do contrato – R$ 670 milhões
  • Mão de Obra (Fechamento Maio):  729
  • Equipamento (Fechamento Maio): 322
  • A implantação da nova pista entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde alcançou 16,55 km. Paralelamente, segue em andamento a recuperação da pista existente, com aproximadamente 12,43 km já recuperados.
  • Estão em andamento a execução de duas Obras de Arte Especiais (OAEs), sendo elas um diamante no km 599,200, um retorno em desnível no km 602,200. No mesmo contexto, iniciou a implantação de um diamante 13, localizado no km 606,550, com a execução da cravação de estacas da infraestrutura. Concluiu-se, ainda, o alargamento da plataforma da ponte sobre o Rio dos Patos.

 

Sorriso a Sinop

(54 quilômetros, entre o km 758 e o km 812 da BR-163)

  • Valor do contrato – R$ 396 milhões
  • Mão de Obra (Fechamento Maio): 468
  • Equipamento (Fechamento Maio): 200
  • Em andamento a execução dos serviços de terraplenagem entre os km 757,8 e 781, assim como foi dada continuidade à limpeza mecanizada no trecho entre o km 794,50 e o km 802.
  • Segue em andamento a implantação de um diamante no km 758,340, com a execução de estacas na etapa de infraestrutura. Também foram iniciadas as atividades relacionadas à obra de arte corrente, nos sentidos norte e sul do dispositivo. Paralelamente, teve início a implantação da ponte sobre o Rio Celeste, no km 785,9, com a realização dos serviços de supressão vegetal e limpeza mecanizada na área da OAE.

 

Travessia de Sinop

(26 km de duplicação e outras obras, do km 812 ao km 855 da BR-163)

  • Valor do contrato – R$ 370 milhões
  • Mão de Obra (Fechamento Maio):  311
  • Equipamento (Fechamento Maio): 81
  • Estão em andamento os serviços de terraplenagem entre os km 812 e 822, bem como os serviços preliminares no trecho entre os km 839 e 855. Paralelamente, seguem as atividades de recuperação do pavimento no perímetro urbano de Sinop.
  • Além disso, continuam os trabalhos de execução de um diamante no km 838,800, e um diamante 26, no km 814,040. A concessionária já iniciou a implantação do Diamante no km 831,500.

 

Lucas do Rio Verde a Sorriso

(duplicação de 50,67 quilômetros, do km 694,7 ao km 755,2 da BR-163)

  • Valor do contrato – R$ 428 milhões 
  • Mão de Obra (Fechamento Maio):  227
  • Equipamento (Fechamento Maio): 89
  • Foi iniciada a obra através da execução da remoção da camada vegetal entre o km 701 ao 713,5 da BR-163/MT. Foi dada continuidade ao serviço de terraplenagem do km 736,640 ao 730,00, sendo que essas atividades estão ocorrendo no sentido decrescente. Paralelamente, iniciou-se a implantação da ponte sobre o Rio Teles Pires, no km 736,5. Nesse trecho, estão sendo realizados os serviços de supressão vegetal e limpeza mecanizada na área da OAE.

 

Imigrantes Cuiabá

(16,3 quilômetros, entre o km 495,9, em Cuiabá, e o km 512,2, em Várzea Grande, da BR-070)

  • Valor do contrato – R$ 302 milhões
  • Segue em andamento a implantação da ponte sobre o Rio Cuiabá. Além disso, no trecho de duplicação, já foram construídos aproximadamente 2,60 km de nova pista.

 

Imigrantes Várzea Grande

(km 512,2 ao km 524 da BR-070, em Várzea Grande)  

  • Mão de Obra (Fechamento Maio):  39
  • Equipamento (Fechamento Maio): 11
  • Em andamento a elaboração de projeto, como também iniciado a remoção da camada vegetal do km 512 ao 524 da BR-070/MT.

 

Veja também: BR-163/MS terá novo valor de pedágio

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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