A Motiva (MSVia), antiga CCR, segue na administração da rodovia BR-163/MS, mas agora com novas obrigações. A empresa foi a vencedora do primeiro leilão de otimização rodoviária.
A medida busca modernizar contratos que não contemplam mecanismos mais atuais de incentivo à execução de obras e à fiscalização.
No modelo de otimização, é possível, por exemplo, antecipar novas obras em quatro anos, se comparado ao prazo previsto em um novo leilão tradicional.
Desconto na tarifa de pedágio
Com desconto de 0,0752% sobre a tarifa básica de pedágio no trecho, a concessionária investirá R$ 17 bilhões em serviços de melhorias ao longo dos 847 quilômetros da rodovia.
A iniciativa prevê, por exemplo, um dos menores preços nas cancelas do país: R$ 7,52 a cada 100 quilômetros de pista simples, sendo que há um incremento de 30% nos trechos duplicados.
Obras previstas para o novo contrato
A concessão abrange o trecho da BR-163/MS que vai do km 0,00, no entroncamento com a MS-386 (divisa PR/MS, fim da Ponte sobre o Rio Paraná – Porto Cel Renato), até o km 845,90, na divisa MS/MT (fim da ponte sobre o Rio Correntes), totalizando 845,9 km de extensão. O projeto contempla:
- 203,02 km de duplicações
- 147,77 km de faixas adicionais
- 28,82 km de contornos urbanos
- 22,99 km de vias marginais
- 6 interseções tipo diamante (implantação e melhorias)
- 7 interseções tipo trombeta
- 6 correções de traçados
- 1 trevo completo
- 67 rotatórias alongadas (implantação e melhorias)
- 22 retornos em X
- 22 passarelas
- 40 retornos em U
- 49 trechos com iluminação em curvas
- 379 acessos
- 56 passagens de fauna
- 144 pontos de ônibus
- 55 obras de arte especiais (implantação e melhorias)
- 3 pontos de parada e descanso
- 17 bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário (BSOs e SAUs)
Eduardo Camargo, vice-presidente de Rodovias da Motiva, detalhou que, de acordo com o cronograma da empresa, a expectativa é iniciar as melhorias no trecho antes do prazo estipulado. Assim, os trabalhos devem começar a partir do mês de junho, ou seja, antecipando-se ao previsto no contrato, que determina o início para agosto deste ano.
BR-163/MS é rota do agro, comércio e turismo
A BR-163 é um corredor fundamental para a exportação em Mato Grosso do Sul, além disso desempenha um papel crucial no comércio, no turismo e na logística da agroindústria.
A estrada facilita principalmente o escoamento de soja e milho, tanto em direção aos portos do Arco Norte quanto ao Sudeste do país.
Histórico da rodovia
Desde o início do atual governo, em 2023, os investimentos privados em rodovias federais em Mato Grosso do Sul cresceram significativamente, passando de R$ 388 milhões para R$ 1,451 bilhão em 2024, com previsão de se manterem em um patamar elevado, próximo a R$ 1,3 bilhão, em 2025.
Contudo, a BR-163 ainda integra a Rota Bioceânica, um corredor logístico de mais de 3.300 quilômetros, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico via Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo o tempo de transporte das exportações brasileiras para a Ásia-Pacífico.
Outros leilões para otimização de contratos
O Ministério dos Transportes prevê outros 11 leilões de otimização de contratos. A expectativa é que a nova medida atraia R$ 107,7 bilhões em investimentos em infraestrutura nos próximos anos.
Também estão na lista os leilões para otimizar contratos antigos como os das rodovias Régis Bittencourt e Fernão Dias.
O Pé na Estrada fez diversas matérias sobre a Fernão Dias, por exemplo, que sofre com falta de infraestrutura nas vias. O motivo é o pedágio muito baixo arrecado pela Arteris que não consegue converter na melhoria da rodovia.
A Arteris, por sua vez, já solicitou à ANTT uma atualização do contrato para que consiga investir mais na via.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.