quinta-feira, fevereiro 6, 2025

Concessões vão injetar R$ 161 bilhões em rodovias. Confira os projetos para 2025

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As concessões vão injetar R$ 161 bilhões em investimentos nas rodovias em 2025. Serão 8.449 quilômetros de estradas e 15 leilões. Os projetos já foram preparados pelo Ministério dos Transportes e têm data para acontecer. 

Com uma carteira recorde de concessões, o calendário de projetos para este ano se destaca por “contratos mais equilibrados, modelo mais barato para o cidadão, mais seguro para o setor privado e maior financiabilidade.”

 

Confira como foi o desempenho em leilões rodoviários

Em apenas dois anos, o Ministério dos Transportes realizou nove leilões, assegurando R$ 108,3 bilhões, em Capex e Opex. Uma marca consideravelmente maior que o governo anterior: foram apenas seis certames, em 4 anos.

O sucesso da parceria entre as iniciativas pública e privada reforça o compromisso do governo, tanto com o setor econômico quanto com a sociedade, ao trazer mais segurança para quem trafega nas rodovias. 

Outro diferencial é que pela primeira vez na história haverá projetos nas cinco regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Confira abaixo os leilões previstos para 2025:

 

Concessões vão injetar R$ 161 bilhões em rodovias. Confira os projetos para 2025
Concessões projetos 2025

 

11 novos editais para 2025

Além dos leilões previstos, a lista de concessões para 2025 traz ainda 11 novos editais, como o da BR-116/BA/PE, ligando Feira de Santana (BA) a Salgueiro (PE), e os Lotes 4 e 5 das Rodovias Integradas do Paraná.

Confira os outros projetos previstos para 2025 aqui

 

Novo PAC para concessões

A demanda de concessões para 2025 resulta da Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes. Alinhado às diretrizes do Novo PAC, esta política amplia o volume de investimentos nas rodovias, ajustando a modelagem dos contratos para disputas com menor impacto financeiro aos usuários e rentabilidade adequada às concessionárias. 

Contudo, no âmbito do Novo PAC, o Governo Federal assegura R$ 280 bilhões para infraestrutura de transportes em 302 empreendimentos, dos quais R$185,8 bilhões serão em rodovias e R$94,2 bilhões em ferrovias. 

Uma fatia desses recursos será aplicada nas estradas que integram o pacote de concessões para 2025. Dos 15 projetos que irão a leilão, 13 têm recursos do Novo PAC. 

Veja mais: Concessão de rodovias vão ter de ser mais sustentáveis

 

Otimizações em rodovias já concedidas

Dos 15 projetos que integram a carteira deste ano, três são de otimizações contratuais. Este grupo responde por R$38 bilhões e vai permitir intervenções em importantes estradas federais já concedidas, cujos contratos estavam estressados e defasados, isto é, com desempenho insatisfatório e obras paralisadas. 

O Programa de Otimização foi lançado em 2023. A iniciativa inovadora permite modernizar contratos antigos e adequá-los a uma nova realidade de demanda urbana e fluxos das rodovias. 

Após um processo consensuado entre diversos setores da administração pública e acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), as rodovias vão novamente a leilão, porém com editais diferenciados. 

Logo, diferentemente das relicitações ou mesmo nova licitações, onde as obras tendem a iniciar após o terceiro ano de contrato, a concessões decorrentes de otimização permitem o início ou retomada de obras que se arrastaram por anos. 

 

Veja também: Veja as rodovias que ficaram menos perigosas em 2024

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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