O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança na construção dos 52 quilômetros de extensão do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel), na BR-163/MT, em Mato Grosso.
Com R$ 540 milhões de investimentos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, o empreendimento utiliza soluções modernas de engenharia para atender à demanda de tráfego da Região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande.
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Confira os destaques do Rodoanel no Mato Grosso
Atualmente, 21,5 quilômetros do Rodoanel estão em fase de execução, enquanto os outros 30,2 quilômetros estão na etapa de aprovação dos projetos de engenharia.
Toda a extensão da via será duplicada e contará com pavimento rígido de concreto, tecnologia que oferece durabilidade de 30 anos.
Ou seja, no comparativo, três vezes superior ao asfalto convencional, além de ser mais resistente ao intenso fluxo de veículos pesados.
Entre as principais frentes de trabalho em andamento, estão a construção de um viaduto de 130 metros de extensão e uma ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá.
Além da realização de serviços de terraplenagem em trechos que incluem o entroncamento com a rodovia estadual MT-010 e áreas no município de Várzea Grande.
Projeto tem parceria com o Governo Federal e do Estado
O Rodoanel reforça o compromisso do DNIT com o desenvolvimento econômico. Além de melhoria da infraestrutura logística e qualidade do transporte do Estado, consolidando como um dos maiores produtores de grãos do país.
O Governo Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso realizam essa obra rodoviária por meio de um convênio firmado. O DNIT repassará 60% do total de recursos, representando o aporte do Governo Federal no projeto, enquanto o governo estadual custeará o restante.
Rodoanel no estado será importante para o transporte de grãos
Mato Grosso está como principal estado produtor de grãos do Brasil. O estado é dependente de uma infraestrutura logística eficiente para escoar sua produção, que inclui soja, milho e algodão, para os principais portos do país.
Contudo, o Rodoanel será uma peça-chave nesse sistema logístico, conectando estrategicamente o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, ao Distrito Industrial de Cuiabá.
Essa conexão facilitará o transporte de cargas e reduzirá o tempo de viagem entre os principais polos econômicos do estado, promovendo maior competitividade para o agronegócio.
Além disso, o Contorno Norte trará benefícios diretos para a mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, as cidades mais populosas do estado.
Assim, com a conclusão da obra, os caminhões de carga passarão a evitar o trânsito urbano, reduzindo congestionamentos e melhorando o fluxo de veículos leves nas cidades. Essa redistribuição do tráfego proporcionará maior segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.