A Scania anunciou que começou a vender as 500 unidades da Edição Especial Super 500. O número em destaque exemplifica as quantidades limitadas e a potência do motor de 13 litros.
Portanto, é importante ressaltar que poucas unidades do caminhão de marca sueca são vendidos com essa configuração de torque e potência.
Ou seja, o frotista acaba optando por modelos equipados com motores mais brandos, porque eventualmente se precisa de 500 cv.
Modelo exclusivo não tem valor de revenda
Com isso, para revenda, as séries especiais não têm um valor atrativo, uma vez que ela é montada com itens de fábrica muito específicos.
Com automóveis também é assim. Aquelas séries especiais de Copa do Mundo ou de Olimpíadas acabam mais revelando o ano do carro do que trazendo glamour.
Porém, quando novos, o sucesso é certo. Na Fentran 2024, por exemplo, filas se formaram para a conquista de um simples retrato ao lado dos exclusivos.
Fenatran destacou caminhões de séries especiais
A fila para ver o FH que fazia homenagem aos 30 anos de estrada era tão grande quanto a do Super V8, que é diferente desse mostrado agora.
O Edição Especial Super 500 é de 13 litros e o de lá usava um V8 de 16 litros. Mas voltando ao recém-vendido, esse sim tem 500 cv na tração 6×2, 2.650 Nm a partir de 900 rpm.
Ou seja, ele usa como base a cor cinza Nardo, recebendo posteriormente adesivagem em forma de raio.

Entre os itens de série estão: bancos de couro, multimídia e painel digital de 12,9’’, geladeira e climatização.
Por fora, entra um kit aerodinâmico completo com defletores exclusivos, saias laterais e rodas de aço pretas.
Ainda esteticamente, estão pintadas na cor preta a grade, as saias laterais, para-choque e painel inferior dos degraus.
No quesito segurança, o pesado tem airbags lateral (cortina) e de volante, freio de emergência (AEB), assistente de mudança de faixa (LDW), sistema de estabilidade (ESP) e preparação de fábrica para a instalação de rastreador.
“Todas as séries ou edições especiais da Scania tem um objetivo, comemoram um fato. Desta vez, vamos celebrar o Super no motor 500 cv, que faz muito sucesso nesta versão, e tem como principal diferencial uma velocidade média superior”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

Como funciona a concorrência compatriota?
Se a Scania ataca com séries especiais, a Volvo não faz por menos. Ou seja, para marcar três décadas de FH, apresentou o “Série Especial FH 30 anos”, exclusiva para o Brasil.
Limitado em apenas 60 unidades, o FH estava disponível na feira na configuração 6×2 e com motor de 500 cv, e na 6×4 de 540 cv.
Além do visual único, as unidades da Série Especial FH 30 anos trouxeram todas as novidades do recém-lançado FH 2025.
Ou seja, retrovisores por câmeras, inteligência artificial, sistema I-See que, além da topografia da estrada, agora antecipa curvas e rotatórias e Leitura de Placas.

Por fim, repare que os modelos exclusivos são fortes garotos propaganda, ostentando o que cada marca tem de melhor a oferecer.
A Scania não divulgou um valor sugerido para a raridade, porém confirmou que 200 unidades já estariam sendo entregues.
Como parâmetro, um modelo Super 500 6×2 na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) tem um preço médio de R$ 1.239.441.
Veja as principais séries especiais da Scania
1991 – Jubileum
2000 – Millenium
2001 – Horizontes
2001 – Rei da Estrada
2007 – Silver Line
2010 – King of the Road
2012 – 55 anos de Brasil
2015 – Griffin Edition
2017 – 60 anos de Brasil
2019 – V8 50 anos
2019 – R 450 Vintage
2020 – Heróis da Estrada
2022 – 65 anos de Brasil
2024 – 770 S 6×2 V8 ‘The Legend
2025 – Super 500
Veja as principais séries especiais da Volvo
2013 – Série FH Time Machine
2017 – FH Performance Edition
2018 – Volvo FH 25 anos
2019 – Volvo FH 40 anos de Brasil
2021 – Série Especial Caminhoneiro
2023 – Volvo VM 20 anos
2024 – Série Especial FH 30 Anos

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.