Em 2022 a família Axor saiu de linha e deixou saudades. Mas não foi só saudade, ela deixou também uma parte do mercado descoberta. Para voltar a competir na linha de entrada, com foco no custo-benefício do segmento de extrapesados, a linha Axor agora volta renovada.
O Novo Axor
Um dos motivos para a antiga linha Axor sair do mercado foi sua arquitetura eletrônica que não permitia adequação para as novas exigências do setor. Já o novo Axor vem com arquitetura e chassi em linha com o Actros. Já a cabine é a do Axor antigo, mas com aprimoramentos.
A nova família chega em duas versões, Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2. Como se pode ver, ele não entra no mercado mais pesado, de veículos com maior potência ou traçados, esse segmento segue com o Actros. Também não vai para o fora de estrada “raiz”, pois esse segmento segue com o Arocs. O novo Axor encontra então um mercado de entrada no extrapesado, podendo atender ao transporte de implementos LS e 4º eixo.
Segundo a Mercedes-Benz, o veículo é próprio para cegonhas, grãos que normalmente usam o 4º eixo e outras aplicações de médias e longas distância, não entrando nas longuíssimas distâncias.
Outro fator que mostra esse posicionamento de entrada é o preço. Para o lançamento, a montadora trabalha com preços na base São Paulo (varia por estado por conta da diferença de imposto) de R$ 698 mil no 4×2 e R$ 738 mil no 6×2.
A Mercedes-Benz espera vender pelo menos 1.000 unidades do Axor ainda este ano.
Características do Axor
Motor e câmbio
O novo Axor chega com o conhecido OM 460 LA. Com isso, passa de um motor de 12 litros da versão Euro 5 para um de 13 litros Euro 6, alinhado com a tendência de mercado neste segmento. Sendo assim, ganha mais potência, com versões de 380 e 450 cavalos. Além disso promete mais economia. O sistema de freio auxiliar conta com o freio-motor Top Brake de série e disponibilidade de Retarder.
O trem de força conta com duas opções de câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 velocidades. Esse câmbio promete mais rapidez nas trocas de marcha e maior inteligência e economia na condução do veículo, isso por conta dos três modos de operação: Standard, Econômico e Power.
Cabine, dentro e fora
O novo Axor chega ao mercado com duas opções de cabina, ambas com suspensão pneumática de série, a Leito Teto Alto e a Leito Teto Baixo. Para conforto do motorista, além da suspensão pneumática de série, a altura do túnel é baixa, 20 cm, o que dá mais espaço interno, facilitando a movimentação e a ergonomia.
O novo Axor conta ainda com volante multifuncional de série, partida por botão, chave inteligente, alavanca do câmbio combinada com o freio auxiliar e integrada na coluna de direção, display do painel de 12,7 cm com EcoSupport (sistema de avaliação de condução), banco pneumático com 11 regulagens e disponibilidade de geladeira como opcional.
Segurança
Em termos de tecnologias de segurança, o novo Axor traz muitas novidades. Destaque para EBS (sistema de freio eletrônico); ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas); ASR (Controle de Aderência em Aceleração); Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa); ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade); EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem); ESS (Luz de freio de emergência); Alarme de ré com luzes intermitentes e farol em LED (opcional). O sistema elétrico recebe a bateria de alta ciclagem de 230 Ah, o que traz maior vida útil e confiabilidade do sistema.
Robustez e capacidade de carga
Não é porque a versão é focada em custo-benefício que ela não precisa ser robusta. O novo Axor tem CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 62 toneladas, podendo chegar a 68 toneladas na versão de eixos com redução nos cubos.
A suspensão do caminhão é metálica, com suspensor na versão 6×2, conhecida no mercado pela robustez e durabilidade.
Foram mais de 1.000 horas de teste e uma distância de 7 voltas ao redor da Terra para que a marca chegasse nessas configurações.
Público-alvo
Por ser uma família focada em custo-benefício, o novo Axor chega para atender autônomos e pequenos transportadores. A marca garante que o Banco Mercedes deve dar apoio a esse grupo nessa fase de lançamento.
As concessionárias já estão aptas a negociar a nova família e as entregas devem começar no mês de agosto.
Além disso, a marca vê espaço para exportação do produto para outros países da América Latina e inclusive outros mercados.

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.