MB Axor volta com foco no custo-benefício em extrapesados

LançamentosMB Axor volta com foco no custo-benefício em extrapesados

Em 2022 a família Axor saiu de linha e deixou saudades. Mas não foi só saudade, ela deixou também uma parte do mercado descoberta. Para voltar a competir na linha de entrada, com foco no custo-benefício do segmento de extrapesados, a linha Axor agora volta renovada.

 

O Novo Axor

Um dos motivos para a antiga linha Axor sair do mercado foi sua arquitetura eletrônica que não permitia adequação para as novas exigências do setor. Já o novo Axor vem com arquitetura e chassi em linha com o Actros. Já a cabine é a do Axor antigo, mas com aprimoramentos.

A nova família chega em duas versões, Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2. Como se pode ver, ele não entra no mercado mais pesado, de veículos com maior potência ou traçados, esse segmento segue com o Actros. Também não vai para o fora de estrada “raiz”, pois esse segmento segue com o Arocs. O novo Axor encontra então um mercado de entrada no extrapesado, podendo atender ao transporte de implementos LS e 4º eixo.

Segundo a Mercedes-Benz, o veículo é próprio para cegonhas, grãos que normalmente usam o 4º eixo e outras aplicações de médias e longas distância, não entrando nas longuíssimas distâncias.

Outro fator que mostra esse posicionamento de entrada é o preço. Para o lançamento, a montadora trabalha com preços na base São Paulo (varia por estado por conta da diferença de imposto) de R$ 698 mil no 4×2 e R$ 738 mil no 6×2.

A Mercedes-Benz espera vender pelo menos 1.000 unidades do Axor ainda este ano.

 

Características do Axor

 

Motor e câmbio

O novo Axor chega com o conhecido OM 460 LA. Com isso, passa de um motor de 12 litros da versão Euro 5 para um de 13 litros Euro 6, alinhado com a tendência de mercado neste segmento.  Sendo assim, ganha mais potência, com versões de 380 e 450 cavalos. Além disso promete mais economia. O sistema de freio auxiliar conta com o freio-motor Top Brake de série e disponibilidade de Retarder.

O trem de força conta com duas opções de câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 velocidades. Esse câmbio promete mais rapidez nas trocas de marcha e maior inteligência e economia na condução do veículo, isso por conta dos três modos de operação: Standard, Econômico e Power.

 

Cabine, dentro e fora

O novo Axor chega ao mercado com duas opções de cabina, ambas com suspensão pneumática de série, a Leito Teto Alto e a Leito Teto Baixo. Para conforto do motorista, além da suspensão pneumática de série, a altura do túnel é baixa, 20 cm, o que dá mais espaço interno, facilitando a movimentação e a ergonomia.

O novo Axor conta ainda com volante multifuncional de série, partida por botão, chave inteligente, alavanca do câmbio combinada com o freio auxiliar e integrada na coluna de direção, display do painel de 12,7 cm com EcoSupport (sistema de avaliação de condução), banco pneumático com 11 regulagens e disponibilidade de geladeira como opcional.

 

Segurança

Em termos de tecnologias de segurança, o novo Axor traz muitas novidades. Destaque para EBS (sistema de freio eletrônico); ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas); ASR (Controle de Aderência em Aceleração); Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa); ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade); EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem); ESS  (Luz de freio de emergência); Alarme de ré com luzes intermitentes e farol em LED (opcional). O sistema elétrico recebe a bateria de alta ciclagem de 230 Ah, o que traz maior vida útil e confiabilidade do sistema.

 

Robustez e capacidade de carga

Não é porque a versão é focada em custo-benefício que ela não precisa ser robusta. O novo Axor tem CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 62 toneladas, podendo chegar a 68 toneladas na versão de eixos com redução nos cubos. 

A suspensão do caminhão é metálica, com suspensor na versão 6×2, conhecida no mercado pela robustez e durabilidade.

Foram mais de 1.000 horas de teste e uma distância de 7 voltas ao redor da Terra para que a marca chegasse nessas configurações.

 

Público-alvo

Por ser uma família focada em custo-benefício, o novo Axor chega para atender autônomos e pequenos transportadores. A marca garante que o Banco Mercedes deve dar apoio a esse grupo nessa fase de lançamento.

As concessionárias já estão aptas a negociar a nova família e as entregas devem começar no mês de agosto.

Além disso, a marca vê espaço para exportação do produto para outros países da América Latina e inclusive outros mercados.

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados