Os caminhoneiros têm vivência de estrada e sabem muito. Quando se fala de caminhão arqueado, dizem que o veículo fica mais firme. Mas será que fica mais seguro?  O nosso repórter, Jaime Alves, entrevistou o engenheiro Rubem Penteado, especialista em segurança de trânsito, e ele foi taxativo: trata-se, na verdade, de uma falsa sensação de segurança. Ele explica que de fato a suspensão fica mais rígida e o motorista tem a impressão de que o tem mais controle sobre o caminhão. Por mais experiência prática que tenha, o motorista não pode esquecer: o caminhão segue projeto industrial. Todos os cálculos já foram feitos. Molas em exagero, muito rígidas, transferem vibrações e impactos que prejudicam a suspensão e o pavimento. Perde eficiência de amortecimento. Rubem conta que é preciso levar em conta ainda o tal efeito guilhotina, aquele risco de quem colide atrás, entrar embaixo e ser atingido a cabeça. Caminhão não foi feito para outro veículo bater atrás, mas os acidentes acontecem. E no caso de uma colisão traseira, dependendo da altura da carroceria e da resistência do para choque, pode ser uma sentença de morte. O engenheiro explica que, ao modificar a altura, perde-se a resistência do para choque. Aperte o play e confira.

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