sexta-feira, dezembro 5, 2025

Ponte de Xambioá é inaugurada sobre o Rio Araguaia na BR-153

RodoviasPonte de Xambioá é inaugurada sobre o Rio Araguaia na BR-153

A Ponte de Xambioá sobre o Rio Araguaia, na BR-153, entrou em operação na última semana, com conexão entre Tocantins e Pará, na Região Norte do país. A estrutura liga Xambioá–TO a São Geraldo do Araguaia–PA, na BR-153/TO/PA. A via é considerada uma importante integração entre os dois estados.

 

Investimento de R$ 250 milhões

As obras da ponte e dos acessos receberam um investimento total do Governo Federal de R$ 250 milhões. A nova travessia sobre o Rio Araguaia tem 1,7 quilômetro de extensão e uma plataforma de 16,2 metros de largura, incluindo pistas e acostamentos. Foram executados também os acessos à ponte, totalizando 800 metros, sendo 480 metros do lado tocantinense e 320 metros do lado paraense.

Atualmente, este trecho da BR-153 recebe, em média, 1,5 mil veículos por dia. Com o empreendimento, o DNIT otimiza o transporte de cargas e diminui o tempo de deslocamento entre os dois estados, contribuindo também para a integração multimodal com a ferrovia Norte – Sul e a hidrovia Tocantins – Araguaia.

 

Ponte reduzirá a travessia para 5 minutos

A Ponte de Xambioá vai reduzir consideravelmente o percurso de um lado ao outro do Rio Araguaia. Por balsa, a travessia do rio leva cerca de 30 minutos, sem considerar o tempo de espera e de embarque e desembarque. Agora, com a nova ponte, a travessia será de aproximadamente cinco minutos.

O caminhoneiro Eurilan dos Santos Farias, morador de São Geraldo do Araguaia há 15 anos, concorda que o principal benefício da travessia é a redução no tempo de deslocamento do trecho por meio das balsas. “Sou caminhoneiro e trânsito aqui há mais de 20 anos. Sempre foi dispendioso o transporte de balsa…muito demorado. É um sonho realizado e por aqui estamos todos felizes com a inauguração. Estamos dando adeus às balsas rumo ao avanço… A ponte será de grande importância para o desenvolvimento de ambos os estados”, diz ele.

Muito aguardada pela população do Pará e do Tocantins, a nova ponte vai garantir também a conexão e integração entre os moradores de ambas as margens do rio.

Lembrando que o DNIT não interditou a ponte durante as obras mesmo com as trocas de governos, além da única forma de travessia ser por balsas antes da inauguração. As obras começaram em 2019, com previsão de entrega para o ano passado. 

 

Veja também: Ponte sobre o Rio Tocantins deve ficar pronta em dezembro

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados