A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram, nesta quinta-feira, o leilão da Rota Agro Norte (BR-364/RO).
O consórcio 4UM/Opportunity, formado pela empresa 4UM Investimentos e pelo banco Opportunity, foi o vencedor do certame, após fazer a única proposta de participação, ofertando 0,05% de desconto na tarifa básica de pedágio.
O certame foi o primeiro de uma estrada federal de Rondônia.
Um pouco mais sobre a Rota Agro Norte
Batizado de Rota Agro Norte, o trecho concedido de 686,70 km da BR-364/RO, abrange importantes pontos de Rondônia, desde o entroncamento com a BR-435, em Vilhena, até a BR-319, em Porto Velho.
O trecho é uma importante rota para escoamento de produtos agrícolas, principalmente do Mato Grosso, com destino aos portos de Porto Velho, onde a rodovia se encontra com a hidrovia do Rio Madeira.
Investimentos para a região
São previstos investimentos de R$ 6,35 bilhões de CAPEX e R$ 3,88 bilhões de OPEX ao longo dos 30 anos de concessão, contemplando os acessos aos principais portos da região com ampliações de capacidade, manutenção da via e serviços operacionais.
É mais um passo para aprimorar a infraestrutura rodoviária e potencializar o escoamento de produtos agrícolas na região Norte.
A concessão da Rota Agro Norte traz consigo benefícios para a rodovia e para o estado como:
– Geração de empregos: 92 mil
– Duplicações: 107 km
– Faixas adicionais: 190 km
– Pontos de Parada e Descanso: 3
– Bases de Serviços Operacionais: 14
– Passagens de fauna: 24
– Passarelas: 24
Quando começa a cobrar a tarifa de pedágio?
O valor do desconto apresentado pelo grupo foi de 0,05% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. Com isso a tarifa ficará em R$ 0,19 por quilômetro de pedágio.
As obras e serviços de melhoria da BR-364/RO deverão começar após a assinatura do contrato de concessão. No entanto, os usuários só irão começar a pagar o pedágio depois que a rodovia atender a parâmetros de segurança e conforto ao rolamento definidos pelo Programa de Exploração da Rodovia.
Dentre as ações previstas para serem executadas de imediato, estão:
- Colocação de sinalização vertical e horizontal
- Intervenções no pavimento, drenagem e terraplenos
- Roçada e reformulação da faixa de domínio da rodovia
- Instalação de serviços de socorro médico e mecânico
- Colocação de equipamentos de proteção e segurança na margem de domínio
- Serviços de inspeção de tráfego e combate a incêndio
- Serviços de apreensão e retirada de objetos e animais da pista e faixa de domínio.
Conforme o cronograma pré-estabelecido no projeto do Ministério dos Transportes, essas ações irão ocorrer ao longo de um ano.
Contudo, isso significa que o primeiro pedágio deverá ser cobrado somente a partir do último trimestre de 2026.
Outras concessões da vencedora
A 4UM, em 2024, venceu também o leilão da BR-381/MG. Já o Grupo Opportunity é responsável pelas concessionárias Bahia Norte (CBN), Rota do Atlântico (CRA) e Rota dos Coqueiros (CRC), todas na região Nordeste. Além disso, a empresa opera o Porto de Santos, em São Paulo.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.