Veja quem venceu o leilão da Rota Agro Norte

RodoviasVeja quem venceu o leilão da Rota Agro Norte

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram, nesta quinta-feira, o leilão da Rota Agro Norte (BR-364/RO). 

O consórcio 4UM/Opportunity, formado pela empresa 4UM Investimentos e pelo banco Opportunity, foi o vencedor do certame, após fazer a única proposta de participação, ofertando 0,05% de desconto na tarifa básica de pedágio. 

O certame foi o primeiro de uma estrada federal de Rondônia.

 

Um pouco mais sobre a Rota Agro Norte

Batizado de Rota Agro Norte, o trecho concedido de 686,70 km da BR-364/RO, abrange importantes pontos de Rondônia, desde o entroncamento com a BR-435, em Vilhena, até a BR-319, em Porto Velho. 

O trecho é uma importante rota para escoamento de produtos agrícolas, principalmente do Mato Grosso, com destino aos portos de Porto Velho, onde a rodovia se encontra com a hidrovia do Rio Madeira.

 

Investimentos para a região

São previstos investimentos de R$ 6,35 bilhões de CAPEX e R$ 3,88 bilhões de OPEX ao longo dos 30 anos de concessão, contemplando os acessos aos principais portos da região com ampliações de capacidade, manutenção da via e serviços operacionais. 

É mais um passo para aprimorar a infraestrutura rodoviária e potencializar o escoamento de produtos agrícolas na região Norte.

A concessão da Rota Agro Norte traz consigo benefícios para a rodovia e para o estado como:

– Geração de empregos: 92 mil

– Duplicações: 107 km

– Faixas adicionais: 190 km

– Pontos de Parada e Descanso: 3

– Bases de Serviços Operacionais: 14

– Passagens de fauna: 24

– Passarelas: 24

 

Quando começa a cobrar a tarifa de pedágio?

O valor do desconto apresentado pelo grupo foi de 0,05% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. Com isso a tarifa ficará em R$ 0,19 por quilômetro de pedágio. 

As obras e serviços de melhoria da BR-364/RO deverão começar após a assinatura do contrato de concessão. No entanto, os usuários só irão começar a pagar o pedágio depois que a rodovia atender a parâmetros de segurança e conforto ao rolamento definidos pelo Programa de Exploração da Rodovia. 

Dentre as ações previstas para serem executadas de imediato, estão:

  • Colocação de sinalização vertical e horizontal
  • Intervenções no pavimento, drenagem e terraplenos
  • Roçada e reformulação da faixa de domínio da rodovia
  • Instalação de serviços de socorro médico e mecânico
  • Colocação de equipamentos de proteção e segurança na margem de domínio 
  • Serviços de inspeção de tráfego e combate a incêndio
  • Serviços de apreensão e retirada de objetos e animais da pista e faixa de domínio. 

Conforme o cronograma pré-estabelecido no projeto do Ministério dos Transportes, essas ações irão ocorrer ao longo de um ano. 

Contudo, isso significa que o primeiro pedágio deverá ser cobrado somente a partir do último trimestre de 2026. 

 

Outras concessões da vencedora

A 4UM, em 2024, venceu também o leilão da BR-381/MG. Já o Grupo Opportunity é responsável pelas concessionárias Bahia Norte (CBN), Rota do Atlântico (CRA) e Rota dos Coqueiros (CRC), todas na região Nordeste. Além disso, a empresa opera o Porto de Santos, em São Paulo.

 

Veja também: Ex-ANTT chama atenção ao comprar carro particular de fornecedora da Agência

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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