Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as transportadoras gastam, em média, 35% de seu faturamento com o abastecimento de seus veículos. Mesmo assim, preço do Diesel tem leves variações nas capitais brasileiras.
Preço do Diesel tem leves variações nas capitais
De olho nisso, o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) realiza estudos e análises semanais do preço do diesel. Conforme análise comparativa, Curitiba-PR diminuiu o valor do diesel comum em -2,04% (Valor atual: R$ 5,75).
Natal-RN diminuiu o valor do diesel S10 em -2,19% (Valor atual: R$ 6,24). São Paulo-SP diminuiu o valor do diesel comum em -0,17% (Valor atual: R$ 5,89) e aumentou o valor do diesel S10 em 0,16% (Valor atual: R$ 6,11).
Veja mais: Entenda porque projeto quer eliminar os pneus ressolados
Analisando individualmente cada capital brasileira, a com o diesel mais caro é Rio Branco-AC, com os seguintes valores: diesel S10 a R$ 7,28 e o diesel comum a R$ 7,24. João Pessoa-PB apresentou o combustível mais barato: o diesel S10 custando R$5,71 e o diesel comum R$ 5,55.
Análise do Preço do Diesel no Brasil
Segundo Thiago Fagotti, analista de dados do IPTC, na última semana, os preços dos combustíveis apresentaram variações leves nas capitais brasileiras.
“Curitiba e São Paulo registraram uma leve diminuição nos preços do óleo diesel comum, em Natal o diesel S10 também regrediu, mas em São Paulo o diesel S10 teve um leve aumento. Essas leves variações evidenciam um período de estabilidade, embora seja sempre importante manter-se atento às movimentações do mercado.”
Como é feita a análise do Preço do Diesel
O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) realiza estudos e análises voltadas para o Transporte Rodoviário de Cargas em todo o país, com ferramentas que auxiliam colaboradores e contratantes do segmento.
Além disso, faz a captação de dados para apresentar a evolução do setor em uma perspectiva geral, com embasamento técnico. Torna-se uma importante fonte para conhecer e aprimorar os serviços do TRC em suas diversas vertentes.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.