Nesta semana, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 3.791 kg de maconha, um fuzil e 48 munições em Naviraí (MS). Os policiais desconfiaram da carga de grãos que transbordava do reboque.
A fiscalização foi na BR-163, quando avistaram um caminhão Scania/T113 acoplado a um semirreboque. Na vistoria, foram encontrados vários fardos de maconha, 15,7 kg de skunk (que vem de plantas da mesma família da maconha), um fuzil calibre 9mm, dois carregadores e 48 munições calibre 9mm.
O motorista disse ter recebido a carga ilícita em Aral Moreira (MS) e que deveria entregá-la no interior do Paraná.
Motorista no contrabando
O motorista que for flagrado em contrabando, descaminho, furto, roubo, receptação e utilização de veículo para a prática do crime pode ter sua CNH suspensa.
A lei nº 13.804, de 10 de janeiro de 2019, veio para punir empresas e motoristas envolvidos nesses crimes, com a cassação da inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou da habilitação para o condutor.
Vamos relembrar, pela reportagem de Pedro Trucão, quando saiu a lei de prevenção ao contrabando, como a PRF detecta os criminosos. No vídeo também podemos ver como os contrabandistas atraem os motoristas de caminhão, e as rodovias que mais têm ocorrências desses crimes, incluindo a BR-163.
Veja também: Virou lei: motorista que receptar carga roubada perde CNH
Por Thaís Corrêa com informações da PRF
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.