A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a escolta da elefante Kenya no trecho da fronteira entre a Argentina e o Brasil, em Foz do Iguaçu (PR).
Logo, o destino do animal foi o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
Da Argentina à chapada dos Guimarães
Aos 44 anos, Kenya era a última da espécie mantida em cativeiro na Argentina. Durante quatro décadas, viveu no zoológico de Mendoza, hoje fechado.
Para tanto, a operação internacional que traz Kenya ao Brasil envolveu um deslocamento de aproximadamente 4 mil quilômetros e sete anos de planejamento.
PRF acompanha elefante no início da BR-163
Com isso, a principal rodovia usada foi a BR-163, uma das rodovias mais importantes do Brasil e estratégica no escoamento da produção agrícola.
A logística seguiu, portanto, protocolos rigorosos, voltados à segurança viária, ao bem-estar do animal e ao transporte especializado.
Qual foi a estrutura do transporte logístico?
- 1 caminhão;
- 3 vans;
- 2 viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Esta é a segunda elefanta africana transferida da Argentina ao Brasil somente em 2025, a primeira, Pupy, chegou ao país em abril.
PRF também cuida da documentação e presta suporte
Desde 2016, a PRF tem atuado ativamente nas transferências de elefantas ao Santuário de Elefantes Brasil, oferecendo suporte logístico e escolta nos trechos sob jurisdição federal.
A primeira participação ocorreu em 2020, com a chegada da elefanta asiática Mara. Em 2022, outras duas elefantas, Pocha e Guillermina, também foram trazidas de Mendoza ao santuário brasileiro com apoio da corporação.
Como é o novo santuário da Kenya?
No novo lar, Kenya se juntará a outras seis elefantas. O SEB é o único santuário da América Latina dedicado exclusivamente à recuperação de elefantes.
A estrutura foi projetada para oferecer um ambiente natural e protegido, onde os animais podem desenvolver comportamentos típicos da espécie e viver com mais liberdade e qualidade de vida.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.