A produção de caminhões no Brasil cresceu 40,5% em 2024 em comparação ao ano de 2023. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) esse foi um dos destaques do setor automotivo no ano passado, levando o Brasil à 8ª posição no ranking dos países produtores. Confira os números do fechamento do ano.
Veja os números de dezembro de 2024
Os números de produção de caminhões em dezembro de 2024, comparados aos de dezembro de 2023, cresceram 29,3%. Para se ter uma ideia da produção no mês passado, o país conseguiu produzir 33,7 mil veículos, frente aos 8,3 mil caminhões em dezembro de 2023.
Nos emplacamentos, o crescimento foi de 10,7%. No mês passado, foram vendidos 11,4 mil veículos, comparados ao mesmo mês de 2023, com 10,3 mil unidades comercializadas.
Contudo, nas exportações, o avanço foi de 90,4%. Em dezembro de 2024, foram exportados 2,1 mil veículos, frente a 1,1 mil em dezembro de 2023.
No acumulado do ano, as vendas cresceram 15,7%
Como destaque da Anfavea, a produção de caminhões cresceu 40,5% no acumulado de 2024 em relação ao acumulado de 2023. Em 2024, foram produzidos 141,3 mil veículos contra os 100,5 mil em 2023.
Nas vendas, o Brasil fechou o ano com uma alta de 15,7%. De janeiro a dezembro de 2024, foram vendidos 124,9 mil caminhões. Já no acumulado de 2023, foram emplacados 108,0 mil veículos.
No entanto, as exportações cresceram 5,6%, com 17,9 mil veículos exportados no ano passado, comparados aos 16,9 mil em 2023.
Projeções da Indústria para 2025
A Associação comemora a produção de caminhões no último ano, o resultado vem da Fenatran, a maior feira de Transporte Rodoviário de Cargas da América Latina. Entretanto, o objetivo da Indústria é ampliar o mercado interno e a produção, retomando o patamar de 3 milhões de unidades vendidas em 2025.
A meta de 3 milhões estava prevista para 2024 e segundo a Anfavea, o Brasil tinha potencial para atingi-la, não fosse a alta do Dólar e outros acontecimentos do ano.
Neste ano a Anfavea também pretende ampliar as exportações e conter o excesso de importações.
Outra meta, que não poderia faltar, é promover a descarbonização, com foco na matriz energética e nos recursos brasileiros. Vale lembrar que 2024, encerrou o segundo ano do Proconve P8, o que já deixou a indústria de pesados mais adaptada à redução de emissões.
Confira as projeções para 2025:
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.