Com a falta de motoristas que o mercado enfrenta, empresas buscam ampliar os profissionais com programas de treinamentos e oportunidades. A Braspress, por exemplo, oferece inclusão de mulheres no transporte desde 1998 com o programa Rainhas do Volante.
O programa foi criado a partir de uma viagem ao exterior do Presidente da empresa que observou uma mulher dirigindo um ônibus articulado, fato que desencadeou uma mudança cultural na Organização.
Mulheres podem sanar a falta de motoristas
Na época, 100% do quadro de motoristas da Companhia era masculino e a Braspress a partir desse pioneirismo abriu espaço para mulheres poderem trazer ganhos não só sociais, mas também operacionais.
A empresa comprovou, através de estudos internos, que motoristas mulheres apresentam: maior cuidado com os veículos (reduzindo custos de manutenção); economia de combustível; menos acidentes; e relacionamento mais cordial com os clientes.
“Por meio do projeto, mais de 1.100 mulheres já tiveram a oportunidade de atuar como motoristas na Braspress e que seguiram a carreira, seja dentro ou fora da Companhia, após a chance que conseguiram aqui. Atualmente, 131 motoristas integram o quadro atual e estamos trabalhando para alcançar a meta de 30% de mulheres na frota, o que lá atrás, quando ainda era uma novidade, já obtivemos”, comentou Urubatan Helou, Diretor-Presidente da Braspress.
Treinamentos e troca de categoria
O Rainhas do Volante vai além da contratação, pois também forma e desenvolve novas motoristas custeando a formação em autoescolas parceiras para mudança de categoria da CNH; oferece treinamentos teóricos e práticos com simuladores de direção; disponibiliza apoio médico e psicológico por meio do CAMB (Centro de Apoio ao Motorista Braspress) “Basil de Barros” com exames como pressão arterial, glicemia, bafômetro e avaliação psicotécnica.
Há também, o oferecimento da Sala de Amamentação para as lactantes; e garante infraestrutura adequada com dormitórios e vestiários femininos.
Treinamento de motoristas – Transportes Buturi
A Transportes Buturi S/A, em Ponta Grossa–PR, anunciou no Pé na Estrada vagas para motoristas.
Porém, o que chamou a atenção é que a contratação não exige motoristas com experiência, já que há falta por profissionais qualificados no mercado.
As vagas são para motoristas carreteiros com CNH E. Além de não ser exigido a experiência, a empresa oferece o treinamento, na prática, para os candidatos que residam nos estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul.
O contato para os interessados pode ser feito pelo e-mail: contrata@buturi.com.br.
SEST SENAT abre inscrições para o Motorista Série A
Estão abertas, as inscrições para o Motorista Série A. Promovido pelo SEST SENAT, o programa busca destacar a importância desses trabalhadores para a economia e a sociedade, reconhecendo boas práticas, habilidades técnicas e o compromisso com a segurança viária.
“O Motorista Série A foi criado para reconhecer o protagonismo de quem move o Brasil com competência e responsabilidade”, afirma Nicole Goulart, diretora-executiva nacional do SEST SENAT. Segundo ela, “o programa é uma forma concreta de valorizar esses profissionais e inspirar boas práticas em todo o setor de transporte”.
Os motoristas participam de diagnósticos de saúde e técnico-profissionais, além de avaliações sobre a forma de conduzirem seus veículos.
Em seguida, passam por ações de desenvolvimento e reconhecimento em etapas regionais e nacional. A metodologia foi desenvolvida em colaboração com transportadores e embarcadores de modo a assegurar que o projeto atenda às necessidades do mercado.
Grandes prêmios para os campeões
Ao final, os 20 motoristas com o melhor desempenho serão convidados para uma grande final nacional no litoral de Pernambuco, com direito a levarem até três acompanhantes em uma viagem com todas as despesas pagas – incluindo transporte, hospedagem e alimentação.
Os três primeiros colocados receberão prêmios especiais: um carro zero quilômetro (para o primeiro lugar) e motocicletas (para o segundo e terceiro colocados).
Segundo Christian Riger, coordenador de Educação Profissional do SEST SENAT, os motoristas que chegam à etapa final conquistam o título de Motorista Série A, que simboliza a excelência profissional.
Eles são homenageados em um evento de celebração que também reforça o papel estratégico da categoria para o desenvolvimento do país”, explica coordenador.
Como se inscrever no programa?
Para se inscrever, o motorista deve:
- estar vinculado a uma empresa de transporte ou ser autônomo com contribuição regular ao SEST SENAT;
- ter habilitação na categoria “E” ou “AE”.
Se você é motorista profissional e busca reconhecimento por sua dedicação e excelência, inscreva-se aqui.
Prêmio Senatran 2024
Criado em 2023 como projeto-piloto, em Contagem–MG, e com edições complementares em Dourados–MS e Imperatriz–MA, em 2024, o Motorista Série A foi desenvolvido em parceria com transportadores e embarcadores, o que garante o alinhamento do programa às demandas reais do setor.
Em 2024, o programa foi reconhecido nacionalmente com o Prêmio Senatran, concedido às melhores iniciativas em prol da segurança no trânsito.
Com isso, conquistou o primeiro lugar na categoria Projetos, Ações ou Programas Voltados à Promoção da Segurança no Trânsito, Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida dos Trabalhadores do Setor de Transporte, destacando o compromisso do SEST SENAT com a valorização e o cuidado dos profissionais do transporte.
Veja também: Presença Feminina na Indústria Automotiva vai bem, mas a diversidade nem tanto

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.