Se depender da aprovação do projeto de Lei 3212/24, os veículos ilegais vão ficar proibidos de sair de casa. Afinal, a ideia é que haja a instalação de rastreadores em veículos com irregularidades para impedir que eles circulem em vias públicas até a solução das pendências.
A medida, chamada de remoção eletrônica, quer evitar a necessidade de recolher esses veículos das ruas até os pátios dos órgãos de trânsito.
Projeto prevê rastreador para impedir veículo irregular
Conforme a proposta, após a instalação do rastreador, o veículo deverá ser levado pelo condutor ou proprietário ao local designado para a remoção eletrônica.
“Propomos que, ao identificar situação passível de remoção, a autoridade possa determinar que o veículo fique parado na residência do proprietário até que a irregularidade seja sanada”, explica o autor, deputado Jilmar Tatto (PT-SP).
Projeto prevê punição extra aos infratores
O projeto prevê ainda punições para condutores que desrespeitarem a ordem para não utilizar o veículo até a completa regularização administrativa.
Afinal, pelo projeto, usar o veículo ou fraudar o dispositivo de rastreamento será considerado infração gravíssima, com multa e remoção do veículo para o depósito.
Agora, a proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto depende da aprovação da Câmara e do Senado.
Veja mais:
Scania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis
Tá Rodando em Brasília
“Tá rodando em Brasília” é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes. Como projetos de lei que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.
Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes. Por fim, vale lembrar que todo cidadão pode e deve cobrar diretamente seus políticos quanto à aprovação ou não dos projetos.
Veja também:
Projeto quer parte da arrecadação das multas para educação no trânsito
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.
Esta medida substituirá a remoção para o pátio das respectivas autoridades de trânsito?
Oi, Paulo, a ideia do projeto é essa. Caso ele seja aprovado, o veículo ficará removido no endereço do inadimplente.
Não sei se dá certo? Mas vamos primeiro ver se será aprovado.