Pela 20a vez a CNT lançou a Pesquisa CNT de Rodovias, versão 2016. A CNT ainda divulgou quais são as melhores rodovias do Brasil, e as piores. Mas neste aniversário de 20 anos não teve presente, bem o oposto, o estudo mostrou que mais da metade das vias apresentam problemas. Isso considerando apenas estradas pavimentadas. Imagine a situação se o estudo contasse também as de terra.
No gráfico abaixo percebe-se que a geometria da via, ou seja, o desenho, a quantidade de curvas perigosas dentre outros aspectos, é o fator mais preocupante.
A verdade é que o resultado não trouxe surpresas, os melhores trechos são concessionados e estão na região Sudeste.
O Top 10 melhores rodovias
E seguindo os critérios de pavimentação, sinalização e geometria da via, os melhores trechos identificados pelo estudo são:
10o – Catanduva SP – Taquaritinga SP – Ribeirão Preto SP
SP-322 / BR 265, SP 323, SP 330/ BR 050, SP 351
09o – Tietê SP – Jundiaí SP
SP 300
08o – Araraquara SP – São Carlos SP – Franca SP – Itirapuã
SP 255, SP 318, SP 334, SP 345
07o – São Paulo SP – Itaí SP – Espírito Santo do Turvo SP
SP 255, SP 280/ BR 374
06o – Ribeirão Preto SP – Borborema SP
SP 330/ BR 050, SP 333
05o – Barretos SP – Bueno de Andrade SP
SP 326/ BR 364
04o – São Paulo SP – Taubaté SP
SP 070
03o – São Paulo SP – Uberaba MG
BR 050, SP 330
02o – Bauru SP – Itarapina SP
SP 225/ BR 369
01o – São Paulo SP – Limeira SP
SP 310/ BR 364, SP 348
Rodovias públicas x privadas
Não são só as 10 primeiras posições que estão com as rodovias pedagiadas. Infelizmente o governo, seja federal, estadual ou municipal, mostra que rodovia não é sua prioridade. Isso porque a primeira rodovia pública da lista ocupa somente a 20a posição e foi considerada uma via boa, e não ótima como as posições anteriores. O trecho liga Curitiba PR a Porto Alegre RS e passa pelas vias BR 101, BR 280, BR 290 e BR 376. Outro trecho considerado bom foi a da BR 343 entre Piripiri e Parnaíba no Piauí.
Na outra ponta da lista, se o grupo CCR detém as primeiras posições, fica também com as últimas. A BR 376, que é pedagiada, mantida pela CCR Rodo Norte, foi considerada regular, ficando apenas nas 63a e 64a posições do ranking e obtendo as piores colocações entre rodovias pedagiadas. O resultado se deu principalmente por conta da geometria da via.
Estrada boa x segurança
O Pé na Estrada fez uma matéria completa sobre o estudo CNT que você assiste aqui. Mas uma coisa que é necessário ter atenção é que rodovia boa é também onde acontecem mais acidentes, menos graves, é verdade, mas em maior quantidade. Provavelmente porque o pessoal fica confiante e acelera mais. Outro problema são os que vão pra estrada sem rever a manutenção dos veículos. Ao gravar a matéria na rodovia eleita a melhor do País, o Pé na Estrada flagrou um acidente que infelizmente vitimou um caminhoneiro. O motivo, provavelmente, foi problema de manutenção no outro veículo. Estrada boa não faz milagre.
Outra questão é o risco de assaltos e roubo de cargas. O Sudeste, e principalmente São Paulo, concentra quase 90% dos casos de roubo de carga. O que mostra que qualidade da via não dispensa policiamento e políticas públicas de segurança. Veja esta matéria sobre roubos de cargas que mostra como o Brasil é um dos países mais arriscados do mundo para carga.
Estradas ruins x estradas boa
Agora para o dia a dia do motorista e para o custo da operação, rodar por estradas boas faz toda a diferença. Segundo a CNT, as estradas ruins geram um gasto extra de R$ 2,34 bilhões só de diesel, sem contar manutenção e tempo perdido. E a medida que piora o pavimento, maior é o custo extra. Ainda segundo a instituição, seriam necessários R$ 292,5 bilhões de investimentos para recuperar a malha deficiente do Brasil. Porém os investimentos do governo não chegam a um décimo desse valor.
Veja mais informações sobre o custo das estradas ruins e saiba quais são as pioras rodovias do Brasil clicando aqui.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] os 10 piores trechos são públicos, os 10 melhores são privados (veja quais são aqui). Claro! Ninguém esperava diferente. O triste é pagar pedágio e rodar em vias regulares, com […]
[…] Você já rodou nesses trechos? Concorda com a classificação da CNT? Para você, quais são as piores rodovias do país? E os melhores trechos, quais são? […]
[…] concedidas ocupam todo o ranking das 20 melhores ligações rodoviárias do Brasil, mostrando que, infelizmente, a administração de vias não é a prioridade do governo, seja ele federal, estadual …. As estradas de gestão pública só aparecem no ranking a partir da 21º […]
[…] é segredo que as melhores rodovias do Brasil são concessionadas. No ranking das 10 melhores do país, todas são privatizadas, fato que diz muito sobre a gestão pública de rodovias no Brasil. Não atoa, uma das […]