Pela 20a vez a CNT lançou a Pesquisa CNT de Rodovias, versão 2016. A CNT ainda divulgou quais são as melhores rodovias do Brasil, e as piores. Mas neste aniversário de 20 anos não teve presente, bem o oposto, o estudo mostrou que mais da metade das vias apresentam problemas. Isso considerando apenas estradas pavimentadas. Imagine a situação se o estudo contasse também as de terra.
No gráfico abaixo percebe-se que a geometria da via, ou seja, o desenho, a quantidade de curvas perigosas dentre outros aspectos, é o fator mais preocupante.

A verdade é que o resultado não trouxe surpresas, os melhores trechos são concessionados e estão na região Sudeste.
O Top 10 melhores rodovias
E seguindo os critérios de pavimentação, sinalização e geometria da via, os melhores trechos identificados pelo estudo são:
10o – Catanduva SP – Taquaritinga SP – Ribeirão Preto SP
SP-322 / BR 265, SP 323, SP 330/ BR 050, SP 351
09o – Tietê SP – Jundiaí SP
SP 300
08o – Araraquara SP – São Carlos SP – Franca SP – Itirapuã
SP 255, SP 318, SP 334, SP 345
07o – São Paulo SP – Itaí SP – Espírito Santo do Turvo SP
SP 255, SP 280/ BR 374
06o – Ribeirão Preto SP – Borborema SP
SP 330/ BR 050, SP 333
05o – Barretos SP – Bueno de Andrade SP
SP 326/ BR 364
04o – São Paulo SP – Taubaté SP
SP 070
03o – São Paulo SP – Uberaba MG
BR 050, SP 330
02o – Bauru SP – Itarapina SP
SP 225/ BR 369
01o – São Paulo SP – Limeira SP
SP 310/ BR 364, SP 348
Rodovias públicas x privadas
Não são só as 10 primeiras posições que estão com as rodovias pedagiadas. Infelizmente o governo, seja federal, estadual ou municipal, mostra que rodovia não é sua prioridade. Isso porque a primeira rodovia pública da lista ocupa somente a 20a posição e foi considerada uma via boa, e não ótima como as posições anteriores. O trecho liga Curitiba PR a Porto Alegre RS e passa pelas vias BR 101, BR 280, BR 290 e BR 376. Outro trecho considerado bom foi a da BR 343 entre Piripiri e Parnaíba no Piauí.
Na outra ponta da lista, se o grupo CCR detém as primeiras posições, fica também com as últimas. A BR 376, que é pedagiada, mantida pela CCR Rodo Norte, foi considerada regular, ficando apenas nas 63a e 64a posições do ranking e obtendo as piores colocações entre rodovias pedagiadas. O resultado se deu principalmente por conta da geometria da via.
Estrada boa x segurança
O Pé na Estrada fez uma matéria completa sobre o estudo CNT que você assiste aqui. Mas uma coisa que é necessário ter atenção é que rodovia boa é também onde acontecem mais acidentes, menos graves, é verdade, mas em maior quantidade. Provavelmente porque o pessoal fica confiante e acelera mais. Outro problema são os que vão pra estrada sem rever a manutenção dos veículos. Ao gravar a matéria na rodovia eleita a melhor do País, o Pé na Estrada flagrou um acidente que infelizmente vitimou um caminhoneiro. O motivo, provavelmente, foi problema de manutenção no outro veículo. Estrada boa não faz milagre.
Outra questão é o risco de assaltos e roubo de cargas. O Sudeste, e principalmente São Paulo, concentra quase 90% dos casos de roubo de carga. O que mostra que qualidade da via não dispensa policiamento e políticas públicas de segurança. Veja esta matéria sobre roubos de cargas que mostra como o Brasil é um dos países mais arriscados do mundo para carga.
Estradas ruins x estradas boa
Agora para o dia a dia do motorista e para o custo da operação, rodar por estradas boas faz toda a diferença. Segundo a CNT, as estradas ruins geram um gasto extra de R$ 2,34 bilhões só de diesel, sem contar manutenção e tempo perdido. E a medida que piora o pavimento, maior é o custo extra. Ainda segundo a instituição, seriam necessários R$ 292,5 bilhões de investimentos para recuperar a malha deficiente do Brasil. Porém os investimentos do governo não chegam a um décimo desse valor.
Veja mais informações sobre o custo das estradas ruins e saiba quais são as pioras rodovias do Brasil clicando aqui.
Por Paula Toco
[…] os 10 piores trechos são públicos, os 10 melhores são privados (veja quais são aqui). Claro! Ninguém esperava diferente. O triste é pagar pedágio e rodar em vias regulares, com […]
[…] Você já rodou nesses trechos? Concorda com a classificação da CNT? Para você, quais são as piores rodovias do país? E os melhores trechos, quais são? […]
[…] concedidas ocupam todo o ranking das 20 melhores ligações rodoviárias do Brasil, mostrando que, infelizmente, a administração de vias não é a prioridade do governo, seja ele federal, estadual …. As estradas de gestão pública só aparecem no ranking a partir da 21º […]
[…] é segredo que as melhores rodovias do Brasil são concessionadas. No ranking das 10 melhores do país, todas são privatizadas, fato que diz muito sobre a gestão pública de rodovias no Brasil. Não atoa, uma das […]