Baixas nos números de vendas e produção de caminhões, além da exportação de veículos, marcaram o mês de maio de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Os números de abril também registraram quedas nas análises.
A Associação destacou novamente fatores como as paralisações de fábricas e as mudanças de motorização, com a chegada do Euro 6, no caso de caminhões, para justificar as análises negativas do último mês. A Anfavea também revelou maiores detalhes da medida do Governo Federal que viabiliza descontos em veículos populares. Confira o balanço de maio:
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Produção, Vendas e Exportação em maio
Balanço de mai/23
Ao compararmos maio de 22 com maio de 23, é possível apontar baixa de 39,8% na produção de caminhões, com a fabricação de 8,4 mil unidades no período. As vendas do mês somaram 8,2 mil emplacamentos, totalizando queda de 20,9% na análise comparativa com maio do ano passado.
Por fim, em relação às exportações, também foi registrada baixa, com o envio de 44,3 mil unidades ao exterior. O que mostra queda de 3,7% na comparação com maio de 2022, quando o Brasil exportou 46,1 mil veículos no período.
Mais uma vez, a Associação justificou essa queda em produção, vendas e exportação em maio devido às paralisações de fábricas de meses anteriores, às mudanças de motorização com o Proconve P8 e a expectativa da indústria para os anúncios feitos pelo Governo Federal para viabilizar descontos nos veículos populares com a MP 1175/23, anunciada nesta semana.
Projeto para veículos populares
A coletiva de divulgação dos números da Anfavea contou com a presença do Vice-presidente da República e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que falou sobre o programa que cria desconto direto para o consumidor na compra de veículos populares, incluindo caminhões.
A MP 1175/23 permitirá a redução do preço de automóveis e de ônibus e caminhões com mais de 20 anos de uso, sendo que o desconto para a compra acontecerá direto para o consumidor. Com o programa, o atual governo pretende também atenuar a crise no setor automobilístico, afetado pela pandemia por Covid-19 e outros eventos que diminuíram o fornecimento de semicondutores.
No total, o governo destinará R$ 1,5 bilhão em créditos tributários – R$ 500 milhões para estímulo à troca por carros menos poluentes, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para ônibus e vans.
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- Vendas de Caminhões Elétricos e a Gás
Nos números de vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás apresentou baixa de 55,6% na análise com maio do ano passado. Ao todo, 24 foram unidades emplacadas no último mês. Até o momento, 2023 aponta a comercialização de 249 veículos movidos a novas propulsões, metade dos números registrados de janeiro a maio de 2022, quando foram vendidas 496 unidades.
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Vendas de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias
Já nas vendas de máquinas agrícolas, as análises de abril foram negativas devido a comercialização de 4.934 unidades, baixa de 18,4% em relação ao mês em 2022.
As máquinas rodoviárias também fecharam abril no vermelho. A comercialização de 2.234 equipamentos foi 22,6% menor na comparação com abril do ano passado, quando foram comercializados mais de 2,8 mil unidades.
A Anfavea, assim como no último mês, ressaltou que os números da Agrishow 2023 em relação a vendas de equipamentos poderão alavancar os números das análises dos próximos meses de 2023.
Veja Também: Mês de abril tem queda em vendas, produção e exportação de veículos.
Por Daniel Santana com informações da Anfavea, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Agência Câmara de Notícias