Queimada provocada pelo Ibama: verdadeiro ou falso?

Um homem trafega por uma rodovia do Maranhão narrando os acontecimentos. “Adivinha quem está botando fogo na paisagem aqui?” ele pergunta. “Será que é para derrubar o governo Bolsonaro? Não duvido de nada” completa, mostrando as chamas se espalharem em uma área verde na beira da estrada e avisando que aquele é um local de aldeia de índios. Depois, ele filma um veículo com funcionários ateando fogo na mata e explica que se trata de uma queimada provocada pelo Ibama. Esse cenário soa familiar?

Leia também: Clonagem de documentos: 4 dicas para não cair no golpe

queimada provocada pelo ibama
Queimada provocada pelo Ibama: verdadeiro ou falso? | Imagem: Retirada do vídeo

Essa é a descrição de um vídeo divulgado via WhatsApp, que tem circulado nos últimos dias. Segundo o homem que narra o vídeo, o trecho que ele roda fica entre Sítio Novo e Montes Altos, municípios do Maranhão. Até mesmo quem não conhece a identificação visual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao ver o vídeo, consegue perceber que tanto os funcionários que ateiam fogo quanto o veículo usado estão devidamente identificados.

Veja o vídeo:

Será que o vídeo é um flagrante de ação criminosa do Ibama? Para saber a resposta, entramos em contato com o órgão.

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é verdadeiro. Funcionários do Instituto estavam realmente ateando fogo na mata. Sendo assim, é possível afirmar que se trata de uma queimada provocada pelo Ibama. Era uma queimada ou incêndio criminoso? Não. Continue lendo e entenda melhor.

A ação realizada no vídeo era uma queima prescrita, utilizada durante o período chuvoso e no início do período de seca na região em locais com maior risco de queimadas.

A ação é permitida pelo artigo 38 da Lei 12.651 de 2012, que permite “queima controlada em Unidades de Conservação” visando a conservação da vegetação nativa. Traduzindo, quando o objetivo é preservar a área, a lei permite o uso do fogo.

Mas como atear fogo pode ajudar a preservar uma área verde? O Ibama explica:

“Como boa parte dos incêndios florestais iniciam nas beiras de estradas, a realização das queimas nesses locais, como no caso do vídeo, é prioritária. As queimadas filmadas foram previamente informadas aos órgãos competentes e tiveram acompanhamento da Polícia Militar do Maranhão para garantir a segurança no trânsito da estrada”.

A ideia é atear fogo, de maneira controlada, na área verde que fica na beira da estrada. Dessa forma, quando houver um início de fogo na região que já foi queimada, o mesmo não se alastrará para outras áreas.

 

“É para derrubar o governo Bolsonaro?”

A indagação do homem que gravou o vídeo em relação ao motivo da queimada provocada pelo Ibama não é nova. Mas por que o nome do atual presidente é lembrado quando falamos de fogo ilegal em áreas florestais?

Em 2019, o Brasil foi notícia internacional e esteve no centro de polêmicas diplomáticas após queimadas criminosas serem flagradas na floresta Amazônica, que é uma grande área de preservação florestal.

Segundo o jornal El País, durante o primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro, queimadas na região amazônica aumentaram em 30%, em comparação com o ano anterior. A maior floresta tropical do mundo teve 89.178 focos de fogo em 2019. A destruição ilegal de vegetação e os incêndios provocados são, de acordo com especialistas, parte do processo de criação de pastagens para gado ou plantações. 

Em 2020, em meio a pandemia da covid-19, que desencadeou crises de saúde pública e também na economia do país, o assunto deixou de ser foco da imprensa. Essa é uma constatação do próprio ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que descreveu o momento como ideal para “ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”.

A declaração foi feita em uma reunião ministerial no dia 22 de abril, que teve seu conteúdo gravado e divulgado posteriormente. Salles se referia a mudanças nas regras ligadas à proteção ambiental e à área de agricultura.

Por estar envolvido em polêmicas relacionadas a queimadas ilegais, o governo atual ainda é lembrado quando a discussão envolve esse assunto, como é possível observar no vídeo.

 

Queimadas criminosas

Os incêndios em áreas verdes muitas vezes são provocados por ações humanas. De acordo com o pesquisador Alberto Setzer, coordenador do Programa Queimadas, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 99% dos incêndios em geral são provocados por ação humana, de maneira intencional ou não.

Alguns utilizam o fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras e queimadas para fins agrícolas não autorizadas.  O Grupo de Saúde Ocupacional da Agroindústria Sucroenergética aponta que, além das ações criminosas, a bituca de cigarro é a maior causadora de incêndios em rodovias brasileiras.

Por isso é importante alertar quem está sempre no trecho a não jogar bitucas de cigarro pela janela e a ficar atento ao flagrar uma queimada.

O caminhoneiro pode ajudar na identificação, avisando as autoridades assim que puder. Por isso é importante ter à mão os contatos do Corpo de Bombeiros (193), da Guarda Municipal (153) e das Brigadas de Combate a Incêndios Florestais.

Para denunciar uma queimada criminosa, ligue para a CNT no número 0800 728 28 91 ou para o IBAMA, através do número 0800 61 8080. Certifique-se de estacionar o veículo em local seguro para telefonar ou peça para que o passageiro o faça. Informações da cartilha “Queimadas, o que fazer?”.

 

Segurança

As queimadas comprometem a segurança do motorista, já que a fumaça reduz a visibilidade, o que pode levar a acidentes e principalmente colisões traseiras. Por isso, tomar algumas medidas de segurança é importante nessas horas:

  • fechar o vidro do veículo;
  • manter distância segura do veículo da frente;
  • trafegar com farol baixo aceso;
  • não ligar o pisca alerta com o veículo em movimento;
  • não parar na faixa de rolamento.

 

Por Pietra Alcântara

7 COMENTÁRIOS

  1. Queimadas provocadas,porque o Ibama ñ faz o anúncio q vai fazer queimadas,como controla o fogo na mata seca,conta esta história para outro,vcs são criminosos,pois as pessoas ficam sem visibilidade na estrada

  2. Esse vídeo não possui uma documentação de sua data, então ele pode muito bem ser ao período anterior a 2012, até essa data era realmente um procedimento de contenção de mata não nativa, principalmente nas arestas da área desmatada das estradas, havia uma lei antes de 2012, Sob criação e mobilização de incêndios jurídicos e econômicos para fomentar a preservação e conservação da vegetação nativa, isso foi vetado em 2012, Artigo.1, VIII – Lei 12651, foi vetada, ou seja descontinuada, esse vídeo é ou deve ser anterior a isso.

    • Oi Juelo! Muito interessante sua observação.

      Nós enviamos o vídeo para o Ibama e eles mesmos afirmaram que haviam feito uma ação no local alguns dias atrás. Então apesar do vídeo não ter data, o próprio Ibama admitiu que foi feita uma queimada controlada pelo órgão no local recentemente. Abraço estradeiro!

  3. Tive caminhão a 12 anos a trás estava com uma câmera colocada vídeo k7 estáva desligado não esperava o crime e não dava tempo para ligar , mas era uma camionete jogando trouxinhas com fogo estava a caminho são Paulo pontaporam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados