quinta-feira, fevereiro 6, 2025

Quem disse que não existe um superpesado elétrico

CuriosidadesQuem disse que não existe um superpesado elétrico

Quem disse que não existe um superpesado elétrico? Disse bobagem. Afinal existe, sim, e não apenas um, mas uma frota gigante. A audácia partiu da mineradora australiana de minério de ferro Fortescue.

Quem disse que não existe um superpesado elétrico?

Para criar a frota eletrificada, a companhia recebeu do governo mais de 10 milhões de dólares australianos (cerca de 40 milhões de Reais) para desenvolver os carregadores para os superpesados elétricos mais potentes do mundo.

Com o investimento em mãos, a empresa australiana anunciou um acordo com a Liebherr para a compra de 360 ​​caminhões superpesados elétricos, três vezes a mais dos 120 planejados.

Caminhões superpesados elétricos entram em ação

Além dos 360 caminhões, Liebherr também adquiriu 55 escavadeiras e 60 tratores, todos com propulsor elétrico.

A aquisição só foi possível graças ao desenvolvimento em conjunto com a Liebherr do primeiro carregador mundial com motor a hidrogênio.

Carregando os superpesados elétricos

Isso mesmo, o carregador dos superpesados elétricos tem 6 megawatts (MW). Ele também tem automação para ser conectado de forma autônoma aos caminhões.

Ele tem quase o dobro da potência máxima anunciada em comparação ao MCS e atingirá 3,75 MW de potência máxima nos próximos anos.

Qual a capacidade dos carregadores dos superpesados

Os Liebherr T 264 elétricos de 240 toneladas têm capacidade de bateria de 1,9 MWh, equivalente à capacidade de trinta e um carros elétricos como o Tesla Modelo 3.

Com os carregadores de 6 MW, a Fortescue diz que você poderá carregá-los em cerca de meia hora.

Este é o maior caminhão de mineração elétrico do mundo e é surpreendentemente eficiente. Para o futuro, a Fortescue planeja implantar cerca de 250 carregadores rápidos de diferentes potências em suas minas até 2030.

Caminhões superpesados elétricos entram em ação
Caminhões elétricos entram em ação na Austrália
Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados