segunda-feira, setembro 16, 2024

Rodovia Washington Luís adia sistema de pesagem em movimento

A concessionária Eixo SP iniciaria na terça-feira (13) a implantação do segundo sistema de pesagem em movimento (WIM) de caminhões na SP 310 – Rodovia Washington Luís. Por razões técnicas as obras foram adiadas e deve ser informada em breve nova data. 

Os equipamentos serão instalados no km 180+500, próximo à praça de pedágio de Rio Claro, na pista sentido Interior. Os serviços serão executados em duas etapas para buscar o menor impacto possível no tráfego de veículos.

 

Como fica o tráfego na região?

O local possui pista dupla com três faixas de rolamento e acostamento. A implantação da plataforma de pesagem será nas faixas 2 e 3. Primeiramente, será realizado o fechamento da faixa 3 e acostamento, local onde as equipes iniciarão as intervenções. 

Os serviços consistem em fresagem da camada asfáltica e posterior implantação de armação e concretagem do pavimento. Essas atividades têm previsão de duração de 7 dias com interdição da faixa 3 e do acostamento no sistema 24 horas.

Na segunda etapa dos trabalhos, o fechamento ocorrerá da faixa 1 e faixa 2, com o fluxo de veículos sendo direcionado para a faixa 3. Da mesma forma que na etapa anterior, os serviços devem durar 7 dias com interdição das faixas 1 e 2 no sistema 24 horas.

Tanto na primeira etapa das obras quanto na segunda, haverá interdição da alça de acesso da SP 191 – Rodovia Wilson Finardi para a Rodovia Washington Luís para os motoristas que vem do sentido de Araras (SP). Neste caso, a alternativa de acesso para a Rodovia Washington Luís será utilizar as demais alças do próprio dispositivo que faz a ligação entre as duas rodovias.

 

Sinalização para obras e tecnologia do WIM

Durante todo o período de obras, o local receberá reforço na sinalização para alertar e orientar os usuários a respeito dos trabalhos e das alterações no tráfego.

O primeiro sistema de pesagem em movimento foi implantado pela Eixo SP em junho de 2022 no trecho de Corumbataí. A tecnologia do WIM (Weigh In Motion), como é chamado o sistema na livre tradução, permite a pesagem dos caminhões em movimento. A técnica oferece mais segurança e rapidez aos motoristas, já que apenas os veículos com excesso de carga ou com irregularidades precisarão entrar no posto de pesagem para aferição.

Os pórticos instalados sobre as faixas de rolamento são equipados com câmeras com capacidade para identificação de placas (OCR), leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. 

Os sensores de peso são instalados no pavimento da rodovia e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar a classificação do veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa do veículo e suas dimensões (altura, largura, comprimento). 

Se ainda ficou na dúvida, veja nessa reportagem como funciona a pesagem em movimento de caminhões. 

 

A pesagem de caminhões é obrigatória? 

A pesagem de caminhões é obrigatória e está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o Art. 209 do CTB, é uma infração grave deixar de adentrar às áreas destinadas à pesagem de veículos. 

Então, o ato de evadir a balança, previsto na Lei 14.229 que regulamenta a fiscalização do excesso de peso, é um descumprimento da regra. Assim como entrar na balança e não seguir até o pátio, se for solicitado, também é caracterizado como evasão de balança. Essa infração rende 5 pontos na CNH do motorista e multa de R$ 195,23.

 

Veja também: Balança de pesagem de caminhão: Entenda o que muda com a nova lei!

Matéria atualizada em 14/08

Por Thaís Corrêa, com informações da Eixo SP

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