quinta-feira, dezembro 12, 2024

ANTT inaugura primeira balança de pesagem em movimento do país para fiscalizar veículos pesados

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Em agosto, a ANTT, Agência Nacional dos Transportes Terrestres, inaugurou a primeira balança de pesagem em movimento do país no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), administrada pela Ecovias do Cerrado.

Como funciona a pesagem em movimento na BR-365

A tecnologia é conhecida pela sigla em inglês HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion) e permite que 100% dos veículos sejam fiscalizados, eliminando a possibilidade de evasão da fiscalização por parte dos condutores.

Assim, a pesagem dos caminhões e ônibus ocorrerá de forma automática e diretamente na via. O funcionamento se dará por meio de sensores de alta precisão instalados nas faixas principais da rodovia, que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo. Simultaneamente, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico identificarão o modelo, a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado.

Essas balanças substituem as tradicionais praças de pesagem, que têm um custo de implantação três vezes maior, além de consumirem mais recursos naturais. Os novos pontos de pesagem também causam menos danos ambientais aos locais onde são instalados.

Trecho da BR-365 próximo a Xapetuba (MG). Imagem: Google Maps
Trecho da BR-365 próximo a Xapetuba (MG). Imagem: Google Maps

“Trata-se de um projeto que só traz benefícios, com várias vantagens para o usuário, como a redução de filas, da desaceleração, do consumo de combustíveis e de práticas anticompetitivas no mercado. Além disso, proporciona mais segurança e fluidez, bem como permite o uso dos dados para ações de inteligência e planejamento”, afirma Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT.

Em breve, outros três pontos do trecho concedido também receberão a tecnologia, sendo o próximo a entrar em operação em setembro, no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta (GO).

Para explicar o funcionamento do HS-WIM, a ANTT divulgou em suas redes sociais um vídeo que demonstra como a tecnologia realiza a pesagem em movimento. Clique aqui e confira.

Pedágio também em movimento

Além das balanças, já é possível passar em praças de pedágio sem ter que parar ou diminuir para 40km/h. É o chamado sistema Free Flow, que já está em funcionamento na BR 101 no trecho administrado pela CCR RioSP e deve entrar em operação em outras vias em breve.

Veja Também: Veículos leves são obrigados a passar por pesagem? ANTT responde

Por Daniel Santana com informações da ANTT

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