Ford lança Transit chassi cabine para 3,5 e 4,7 toneladas

Depois de bons resultados com a Transit van em 2021 e furgão em 2022, agora a Ford lança a versão chassi cabine de seu veículo comercial leve. Além das novas possibilidades de implementos, a Transit chassi cabine vem nos modelos para 3,5 e 4,7 toneladas.

A Transit chassi cabine

O novo modelo da Ford Transit chassi cabine vem com motor diesel 2.0 Ecoblue, 165 cavalos de potência e torque máximo de 400 Nm a 1.750 rpm. Além disso, o veículo conta com turbo de geometria variável e tração traseira com rodado duplo.

Para trazer uma versão chassi cabine, a marca investiu na resistência do bloco como um todo. O veículo é em cima de longarinas monobloco, ou seja, uma única estrutura de para-choque a para-choque. Isso que traz mais leveza à Transit. Entretanto, como, segundo a montadora, veículos dessa categoria costumam ter problemas de trincas na longarina entre a cabine e o implemento, a estrutura foi reforçada nesse ponto.

A Ford garante ainda que o veículo tem alta capacidade de resistir a torções e grande estabilidade, o que dá segurança em curvas, por exemplo. Outro fator de segurança é a cabine modular com liga de boro e aços de ultra resistência, o que, segundo a montadora, protege todos os ocupantes em caso de acidentes.

A caixa de transmissão tem seis marchas e três modos de condução, o normal, o eco e o escorregadio. Para conforto do motorista, a direção é elétrica e o volante é multifuncional com ajustes de altura e profundidade.

Capacidade de carga e tipo de habilitação

A Transit chassi cabine tem PBT técnico de 4,7 toneladas. A capacidade de carga do novo modelo é 2.601 kg e até 21m3 de capacidade volumétrica. Entretanto, para atender ao mercado urbano que precisa de veículo sem restrição de circulação e que possa guiado por quem tem apenas a CNH B, a Ford homologou o mesmo veículo para 3.500 quilos.

Nessa versão ele fica com 1.401 kg de capacidade legal de carga. Entretanto, é exatamente o mesmo veículo. Em outras palavras, isso quer dizer que o PBT técnico da versão 3.500 quilos também é 4,7 toneladas.

Outra característica que merece destaque é o comprimento. O veículo completo tem 6.665 mm, ou seja, quase 6,7 metros. Porém, caso a operação exija, o transportador pode retirar facilmente a parte final da longarina, deixando o veículo com 6.165 mm, ou seja, quase 6,2 metros.

Segurança e conforto

interior da Ford Transit chassi cabine

Para garantir a segurança dos ocupantes da Transit Chassi cabine, ela vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, com controle de torque em curvas, controle eletrônico anticapotamento, estabilização de vento latera e controle de carga adaptativo.

Além disso o novo modelo ainda traz central multimídia de 8 polegadas e conectividade ao celular do motorista. O banco tem três níveis de ajustes e a cabine tem diversos porta-trecos.

A reportagem fez um breve teste na nova Transit e de fato o conforto para o motorista é um ponto positivo.

Preços e prazos

A nova Ford Transit chassi cabine já está disponível no mercado e, segundo a montadora, com preço mais atrativo que a concorrência. Aliás, a Ford garante que seu custo operacional é muito menor, principalmente quando o assunto é a manutenção corretiva.

Por acreditar no poder da conectividade, a marca ainda disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de controle desses veículos. Com isso é possível facilitar e agilizar manutenções e melhorar o desempenho do motorista.

A montadora também comunicou novidades na Ford Ranger, que serão divulgadas em breve.

Por Paula Toco

 

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