A Scania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis alternativos, com veículos a diesel, elétrico, a gás, entre outros. Logo, no maior evento de transporte, a montadora sueca vai apresentar soluções que mostram que a visão do futuro para a Scania é de multissoluções.
Mas, o futuro não era elétrico?
Sim, era e continuará sendo. Porém, o fim do diesel foi decretado anos atrás na IAA, com todos falando sobre a chegada dos novos elétricos, e ele continua em ação.
No Brasil, por exemplo, os veículos movidos à energia até apareceram, mas sempre para operações urbanas.
A Scania foi atrás de outras soluções mais sustentáveis e adequadas à nossa realidade, enquanto todo mundo discutia quando os elétricos chegariam de vez ao País.
E os veículos a gás e a biodiesel da Scania?
Vale lembrar que a montadora já tentou, há muito tempo, caminhões movidos a etanol. E não deu certo. Mas, as apostas mais atuais em gás e 100% biodiesel têm dado resultados.
Tanto é que a montadora vai levar à Fenatran os modelos e lançamentos já feitos em 2024 movidos a essas duas alternativas.
Mas tem elétrico da Scania?
Tem também. Pela primeira vez a marca apresenta um veículo elétrico no Brasil, o 30 G 4×2. Trinta, pois ele tem 300 kW de potência, o que equivale a, mais ou menos, 410 cv.
A capacidade máxima de tração desse veículo chega a 66 toneladas. Mas em uma operação comum, a autonomia deve ficar em 250 quilômetros.
Logo, o Scania 30G foi pensado para aplicações urbanas e regionais e pode ser carregado em até 50 minutos, ou seja, durante o almoço do motorista.
O bom e velho diesel como combustível
Considerando que mesmo as energias alternativas ainda são o futuro, o presente continua sendo o diesel.
Por isso, melhorias nesses veículos continuam chegando. Inclusive com uma nova categoria para a montadora.
Trata-se do modelo P 280 nas trações 4×2 e 6×2, todas equipadas com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, de 250 cv com 1.100 Nm (4×2) ou 280 cv com 1.200 Nm (4×2 e 6×2).
São indicados para operações urbanas e regionais. A transmissão G25 é automatizada com 14 marchas.
Fora de estrada e construção civil
Já o P 280 6×4 XT, de 7 litros, novo de entrada no segmento off-road, é vocacionado para atender as aplicações mais leves do setor da construção civil.
Ele foi desenvolvido para caçambas de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (o chamado sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto.
O PBT técnico de 28,5 toneladas é o maior da categoria e sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 150 toneladas.
Painel e nova arquitetura eletrônica
Todos os caminhões Scania saem de fábrica com nova arquitetura eletrônica após abril de 2025.
Logo, a inovação tecnológica engloba a reconstrução completa do painel digital, dos módulos e dos chicotes, incluindo as funções eletrônicas.
O instrumento digital tem 12,3” e dois modos de visualização. Na versão completa há informações intuitivas sobre o caminhão e o implemento.
As opções de multimídia são sempre touchscreen, disponíveis em duas versões de 10,1” ou 12,9”, e contam com botões físicos para maior praticidade.
Outro destaque é a telemetria C400, que substitui o C300, oferecendo mais capacidade de processamento e suporte para o 5G.
Como é o olho para o futuro da Scania?
Ou seja, com tantas novidades, as multissoluções se mostram cada vez mais presentes em um cenário global e nacional. Agora é acompanhar o que vai estar realmente nas estradas.
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Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.