quinta-feira, março 28, 2024

Scania atinge a marca de 50 caminhões a gás vendidos

A Scania acaba de anunciar o volume de 50 caminhões movidos a GNV e/ou biometano vendidos no país, um ano após a abertura do recebimento das encomendas. Uma parte dos veículos já entrou em operação, outra ainda será entregue e a solução continua a chamar a atenção de embarcadores e transportadores de todos os tamanhos.

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50 caminhoes scania
Imagem: Divulgação/Scania

Os 50 caminhões foram comercializados para transportadoras que atendem a embarcadores de diferentes indústrias, desde cosméticos a alimentos, como L’Oréal, PepsiCo, Unilever e Carrefour.

A montadora tem apostado em alternativas ao diesel e acredita que, para o mercado brasileiro, o transporte de cargas mais sustentável deve acontecer em etapas, que incluem veículos movidos a gás natural e/ou biometano e redução do consumo de diesel.

Outros veículos da marca seguem essa linha, como a Nova Geração de caminhões Scania, que reduz em até 15% o consumo de combustível.

 

50 caminhões vendidos

Dentre as empresas que adquiriram caminhões a gás, a TransMaroni comprou 11 modelos R 410 6×2 a gás, e se tornou a transportadora a adquirir o maior lote até o momento

Ao todo, a empresa que comprou o maior volume ainda é a PepsiCo, com 18 unidades do G 340 4×2. A parceria com a PepsiCo, do segmento de alimentos e bebidas, foi anunciada em junho de 2020.

Já a RN Express, que encomendou o primeiro modelo na abertura das vendas na Fenatran, comprou mais seis desde então.

Quem também já obteve mais caminhões sustentáveis foi a Jomed LOG. A empresa, que recebeu junto com a RN suas duas primeiras unidades do mercado nacional, em maio, encomendou mais três após registrar os resultados na operação de transferência de itens da L’Oréal.

A L’Oréal inspirou outras duas transportadoras que prestam serviço para a marca francesa de cosméticos, a CCL (acaba de fechar um caminhão a gás – P 340 4×2) e a Coopercarga (SC), com uma unidade do R 410 6×2.

A Unilever terá três caminhões mais sustentáveis levando sua carga. As aquisições foram pelas transportadoras Transtassi (dois R 410 6X2) e Carsten (um R 410 6X2). A conta dos 50 caminhões movidos a GNV e/ou biometano fecha com a venda já anunciada de um modelo ao Grupo Charrua (RS), e de outras três que ainda não autorizaram a divulgação do negócio.

Do lote de 11 da TransMaroni, dois modelos foram entregues e já estão em operação. Um no transporte de carne para a JBS e o outro na entrega de produtos do Centro de Distribuição do Carrefour, em São Paulo, para as lojas do grupo. Quando todos estiverem entregues outros embarcadores entrarão no sistema mais sustentável, dentre eles a Unilever.

 

Adaptado de Scania

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