Na última quinta-feira, 28, os primeiros Scania R 410 6×2, que são caminhões a gás, foram entregues para as empresas RN Express e Jomed LOG. São quatro caminhões, que serão usados para transportar mercadorias das empresas L’Oréal e Nespresso.
Confira ainda: MOPP vencido está valendo na quarentena?
“A Scania, a RN Express e a Jomed LOG entram juntas para a história comprovando que estão, de fato, contribuindo para a redução das emissões de CO2 no planeta. Temos certeza que estas duas transportadoras e seus embarcadores servirão de modelos para outras empresas”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.
Segundo a Scania, a RN Express foi a primeira empresa a comprar um caminhão à gás/biometano do Brasil, ainda na Fenatran do ano passado. Os dois caminhões serão usados na rota Rio/São Paulo.
A entrega dos quatro primeiros caminhões a gás aconteceu na concessionária Codema, em Guarulhos/SP. A concessionária está preparada para receber e realizar serviços nos caminhões, que exigem algumas mudanças nos procedimentos de manutenção.
Caminhões movidos à gás ou biometano tem uma construção do motor diferente, com novos pistões, e ignição por velas, em ciclo OTTO.
As outras concessionárias da Scania, em todo o Brasil, também estão sendo preparadas para poderem realizar serviços nesses caminhões.
Os caminhões R 410 a gás são vocacionados para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias. Por serem desenvolvidos para rodar exclusivamente com gás, os pesados têm garantia de fábrica e força semelhante ao caminhão a diesel.
Além da redução de custos com combustível, outra grande vantagem dos caminhões a gás é a redução de ruídos. De acordo com a Scania, os modelos são até 20% mais silenciosos que um similar a diesel.
Com informações da Scania
[…] Leia também: Scania entrega primeiros caminhões a gás no Brasil […]