A Scania já tinha apresentado suas novidades para a Fenatran 2024 no mês passado. O foco da montadora é a apresentação de diversas opções de combustíveis alternativos e ainda a busca por menor emissão nos modelos a diesel, com isso, um novo aplicativo para os caminhoneiros que dirigem veículos da marca.
Soluções alternativas
A montadora sueca apresentou, assim como a Iveco, maior autonomia na linha a gás, além do veículo movido 100% a biodiesel. Mas o destaque foi o veículo elétrico, pois a Scania sempre focou nas alternativas mais “brasileiras”, como GNL e biodiesel. Entretanto, agora a montadora traz um caminhão urbano elétrico. Confira todas essas novidades nesta matéria.
Melhoria nos veículos a diesel
Enquanto todo mundo só falava em elétrico, em anos anteriores, a Scania apostou que o elétrico era futuro, mas o presente ainda seria diesel por muito tempo. Por isso, a marca ficou em apresentar melhorias e redução de consumo nos veículos a diesel, com a linha Super.
Agora em 2024, a montadora aumenta o portfolio desses veículos, com soluções para o mercado de semipesados e fora de estrada leve.
Aplicativo para caminhoneiros
A Scania também foi a primeira a inserir instruções para o caminhoneiro, para melhorar sua forma de condução, com o Scania Support. Agora a marca lança um app, aplicativo, para os caminhoneiros que, além de pequenas dicas no painel, pode ensinar mais profundamente como resolver os possíveis pontos de melhoria na forma de dirigir de cada um, o Scania Pro-Driver.
Esse aplicativo será conectado ao caminhão que o motorista estiver dirigindo e mostrará ao motorista como está o seu desempenho, tanto individual quanto comparado ao todo dos motoristas. O aplicativo ainda vai mostrar os pontos de melhoria e aulas específicas daquele ponto. Ou seja, cada motorista poderá acessar as aulas do que precisa melhorar, sem perder tempo com assuntos que já domina.
O aplicativo estará disponível a partir do início de 2025.
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.