Os cargueiros movimentam muita coisa e sabemos o quanto eles são importantes no transporte de insumos para a saúde, agora, levar laboratórios móveis para outros países através de semirreboques é uma novidade que vai ajudar a população.
Vale dizer que oferecer equipamentos e serviços com custo-benefício é essencial em regiões onde há disparidade no valor gasto por pessoa em relação aos países desenvolvidos.
A fabricação e customização de veículos médicos têm se mostrado uma solução eficaz para atender as populações de regiões mais pobres, impulsionando a indústria no interior paulista em direção ao mercado internacional.
Veja a empresa brasileira que está colocando em prática esse projeto
Em Bauru, no Centro-Oeste Paulista, a Athos está revolucionando o acesso à saúde. A empresa, especializada na fabricação de carretas, veículos especiais utilitários e contêineres para clínicas de diversas especialidades, expandiu suas atividades para a América Central e América Latina.
Escritórios foram abertos em países como Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador, Panamá e Costa Rica, com operações locais e equipes técnicas residentes. Esse movimento estratégico faz parte de um plano de crescimento que agora inclui também a entrada no mercado dos Estados Unidos.
Nos próximos dias, uma nova remessa de semirreboques será embarcada para a Nicarágua, equipada para unidades de odontologia e oftalmologia. Montadas sobre dois veículos semirreboques, essas unidades possuem salas separadas para atendimentos simultâneos das duas especialidades, com capacidade para realizar cerca de 200 consultas por dia cada, totalizando 400 consultas diárias.
A logística de exportação é rigorosamente controlada desde o início do processo produtivo até a entrega no destino final, garantindo a qualidade e a eficácia do atendimento.
Medicina móvel em uma carreta
O que torna viável uma estrutura de 20 toneladas viajar 4,7 mil quilômetros até outro país? Governos e instituições humanitárias reconhecem a vantagem das clínicas móveis pelo seu padrão de excelência. A Athos está fortalecendo sua posição no setor, alcançando o mercado internacional e destacando a força da indústria brasileira.
A mobilidade das unidades permite atender múltiplos pontos com agilidade, reduzindo drasticamente a fila de espera por exames e procedimentos como cirurgias de catarata. Além disso, a capacidade de realizar avaliações médicas e emitir laudos via teleconferência otimiza a logística e os gastos públicos com saúde.
De acordo com projeções do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), a demanda por serviços de saúde aumentará devido ao envelhecimento da população na América Latina, onde o investimento em saúde por pessoa é menor. No Haiti, por exemplo, o gasto é de apenas 44 dólares por ano, muito inferior aos 2,6 mil dólares dos países da União Europeia.
No Brasil, o atendimento sobre rodas já funciona
Investir em avanços tecnológicos e soluções como a medicina móvel é uma estratégia recomendada pelo BID para aumentar a eficiência dos gastos e a qualidade de vida. O estudo prevê que a expectativa de vida na América Latina poderia aumentar em até 3,2 anos com a implementação de políticas públicas adequadas.
No Brasil, a demanda por essas estruturas é ainda maior. As unidades móveis chegam ao Norte e Nordeste do país, onde mutirões reúnem diversas especialidades médicas, oferecendo atendimento humanizado com eventos em grandes espaços, incluindo shows musicais e atividades recreativas.
“Os consultórios sobre rodas são capazes de levar atendimento especializado para regiões remotas, atendendo a população mais carente, especialmente aqueles com dificuldades de locomoção. Esse serviço transforma vidas. Pessoas que não teriam acesso a um médico, muitas vezes em risco de perder a visão, saem das carretas com a visão restaurada por cirurgias de catarata. E essa experiência agora ultrapassa fronteiras”, afirma Diego Teixeira, CEO da Athos.
Expansão em outros segmentos
A empresa irá expandir ainda na fabricação de veículos para serviços além da saúde, abrangendo o agronegócio e outros setores que demandam estruturas específicas para apoiar os trabalhadores em campo. Em São Paulo, caminhões com unidades de salvamento oferecem ambientes climatizados como base em plantações de eucalipto e cana-de-açúcar.
No setor de serviços, projetos entregues variam desde lavanderias até pet shops. A indústria do entretenimento também é um cliente em potencial, com agências de promoção da música sertaneja demandando projetos de camarins móveis, estúdios, bares, chopeiras e até lounges com telão e churrasqueira.
Bachiega na festa do Pé na estrada
A Bachiega também é uma empresa especializada na fabricação de carrocerias para diversos tipos de transporte. Em 2006, iniciou a fabricação e montagem de gaiolas com descarga automática traseira através de piso móvel virou sua especialidade.
Na festa de 20 anos do programa Pé na Estrada, a empresa preparou, em especial, uma carreta para ser palco da animação do evento. Conheça mais sobre os implementos com piso móvel da companhia e a carreta que prestigiou o aniversário do programa.
Veja também: Indústria de implementos tem primeiro semestre positivo em 2024
Por Thaís Corrêa, com informações da Athos
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.