Veja as Principais Inovações em Combustível de 2024. Afinal, foi um ano marcante e com várias tecnologias e regulamentações. Por isso, o Pé na Estrada elaborou um guia fácil para você se inteirar de tudo que aconteceu.
Veja as Principais Inovações em Combustível de 2024
1. Lei de Combustíveis do Futuro
O programa, liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) busca a incentivar a produção sustentável do combustível obtido a partir de matérias-primas renováveis.
Entre os elementos de fabricação estão as gorduras de origem vegetal e animal, cana-de-açúcar, etanol, resíduos, ou outras fontes de baixo carbono.
Para o governo federal, esse é o maior programa de descarbonização da matriz de transportes e mobilidade do planeta.
2. Crescimento da Demanda de Combustíveis Líquidos
A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuou crescendo em 2024, com um aumento estimado de 4,0%, ou 6,0 bilhões de litros, em comparação com o ano anterior.
Vale lembrar que o aumento do percentual da mistura de biodiesel ao diesel vendido para o consumidor final passou para 14% em 2024 e passará para 15% a partir de 1º de março de 2025. Mas será que essa é uma das Principais Inovações?
3. Outra alternativa é o biodiesel 100% vegetal
O biodiesel 100% vegetal surge como uma solução promissora para a redução de emissões de carbono e a diminuição da dependência de combustíveis fósseis. Este combustível inovador é produzido exclusivamente a partir de óleos vegetais, como soja, mamona, girassol e algodão, tornando-se uma alternativa viável e ecológica ao diesel tradicional.
O processo de produção do biodiesel 100% vegetal envolve a transesterificação, onde os óleos vegetais são reagidos com um álcool, geralmente metanol, na presença de um catalisador.
Biodiesel 100% Vegetal é uma das Principais Inovações
Este processo gera um combustível que pode ser usado puro (B100) ou misturado com diesel de petróleo em diferentes proporções, como B20 (20% biodiesel e 80% diesel).
Apesar dos benefícios, o biodiesel 100% vegetal enfrenta alguns desafios, como a necessidade de investimentos em infraestrutura para produção e distribuição em larga escala.
À medida que a tecnologia avança e a conscientização aumenta, o biodiesel 100% vegetal poderá se tornar uma escolha cada vez mais comum.
4. Eletrificação no Brasil
A Secretaria Nacional de Trânsito iniciou a fase de estudos para o uso de caminhões pesados elétricos em curtas e médias distâncias.
O estudo tem a coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran) em parceria com a Volvo, Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A partir dos resultados, será possível à Secretaria Nacional de Trânsito estabelecer os critérios para que caminhões elétricos possam circular de forma regular.
Porém, a grande questão da novidade não está só na eletricidade, mas sim no peso total dos caminhões.
As análises apontam que os caminhões elétricos apresentam vantagens para a segurança viária, alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixo nível de vibração e zero emissão de gás carbônico. Mas, a dificuldade para ser uma das Principais Inovações está na construção de uma rede de abastecimento.
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Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.