segunda-feira, dezembro 2, 2024

Combustível do Futuro vai reduzir 705 milhões de toneladas

NotíciasCombustível do Futuro vai reduzir 705 milhões de toneladas

O programa Combustível do Futuro, criado em 2024, pelo Ministério de Minas e Energia (MME) já alcançou resultados que colocam o Brasil como protagonista na transição energética. Com isso, mais de R$ 260 bilhões serão destravados para evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de CO2 até 2037.

Combustível do Futuro vai reduzir 705 milhões de toneladas

Portanto, a sanção da Lei do Combustível do Futuro (14.993/24) foi um marco para o país, concretizando o maior programa de descarbonização da matriz de transportes do planeta.

A produção de biocombustíveis também contribuiu, ao ser impulsionada por políticas que fomentaram a inovação e o crescimento sustentável, como a elevação da mistura ao diesel.

Biocombustível, etanol e biodiesel contribuirão para redução de emissões

Logo, etanol e biodiesel somaram quase 45 bilhões de litros produzidos em 2023, segundo Balanço Energético Nacional 2024.

COP 29 e G20 discutem eficiência energética no Brasil e mundo

Na COP 29, um dos destaques do ano foi a criação de um fundo de R$ 6 bilhões para combustíveis sustentáveis de aviação e navegação.

Outro marco foi a adesão do Brasil a uma iniciativa global de captura de carbono, anunciada no Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20.

TV mostra soluções para reduzir 705 milhões de toneladas

Recentemente, o Pé na Estrada fez duas reportagens para TV sobre combustíveis. Uma delas se refere a qualidade do biodiesel. Já a outra é sobre o combustível 100% vegetal.

Outro adendo importante neste sentido foi a presença de tecnologias limpas apresentadas na Fentran 2024, principal feira de transporte da América Latina. Não faltaram soluções. Logo Combustível do Futuro vai reduzir 705 milhões de toneladas.

100% vegetal na veia e a redução de CO2

 

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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