A venda de pneus comerciais registra saldo positivo se comparado com o mesmo período do ano passado. Logo, o segmento de carga vai contrário ao resultado da indústria de pneus, que marcou amargo recuo de 5,8% nos nove primeiros meses.
Venda de pneus comerciais registra saldo positivo
Ao todo, foram 40,51 milhões contra 38,15 milhões de unidades vendidas no período. Os dados são da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
Portanto, as vendas de pneus para veículos de carga aumentaram 4,3% no comparativo com o período homólogo, subindo de 4,89 milhões de unidades vendidas para 5,10 milhões.
Venda de pneus registra alta de 4,3%
Com isso, as comercializações para montadoras cresceram 20,8%, de 1,15 milhão para 1,39 milhão, enquanto, a reposição recuou 0,8%, sendo 3,73 milhões em 2023 ante 3,70 milhões de janeiro a setembro deste ano.
Vale dizer que a indústria de pneus está enfrentando dificuldades diante da comercialização de pneus importados que pagam baixos impostos. Já as importadoras alegam que existe uma proteção à indústria nacional.
Entenda a taxa dos pneus importados
Logo, há um pedido de elevação transitória da Tarifa Externa Comum (TEC), de 16% para 35% para pneus de passeio e de carga importados, pelo prazo de 24 meses, solicitado pela ANIP à Camex (Secretaria Executiva da Câmara de Comércio exterior) para proteger empregos e investimentos.
Caso a taxa começasse a funcionar, é muito provável que os valores dos pneus nacionais iriam se estabilizar, enquanto o dos importados, iriam aumentar.
Porém, com a parcela menor para produtos de fora, é natural que a oferta aumente e que os preços dos importados caiam.
Recuo geral no mercado de pneus
As vendas de pneus em setembro deste ano registraram recuo de 7,5% na comparação com agosto.
O desempenho foi 2,7% menor que o atingido no comparativo com o mesmo mês no ano anterior e 10,8% mais baixo que setembro de 2022. No total, foram comercializadas 4.328.388 unidades de pneus no nono mês de 2024.
Veja também:
Entenda porque projeto quer eliminar os pneus ressolados
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.