Apesar de o mês de novembro apresentar uma retração de 16% na comparação com outubro no número de emplacamentos, o mercado de caminhões vai muito bem. Afinal, no acumulado do ano o crescimento é de 18,10% e na comparação com o mesmo mês de 11%.
Vendas: Veja o ranking dos caminhões mais vendidos de 2024
Conforme a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os emplacamentos totais de veículos anotaram retração de 7,3% em relação a outubro por conta do menor número de dias úteis (19 dias em novembro, ante 23 dias úteis em outubro) como consequência de feriados.
No entanto, o confronto de novembro de 2024 com o mesmo mês de 2023 o resultado também é positivo em mais de 16% e o acumulado dos 11 meses indica crescimento de 16,4%, muito em linha com as projeções que apontam para um aumento total estimado em 16,8% até o final de dezembro.
Fenabrave represou negócios e teve caminhões vendidos
Boa parte dos fabricantes de caminhões negociaram com os principais compradores a formalização das vendas na feira. A ideia é tronar o negócio público no evento e mostrar o potencial de cada marca.
A Volvo, por exemplo, divulgou R$ 3 bilhões em negócios, somando caminhões, planos de serviços, seguros, consórcio e locação de veículos. Já a Scania, anunciou a venda de 2 mil unidades no evento.
Ou seja, natural que esses números sejam refletidos no próximo balanço de emplacamentos, aumentado ainda mais o volume para o penúltimo mês do ano.
Ranking dos caminhões mais vendidos em 2024
- Volvo FH 540 (7.052 unidades)
- VW 11.180 (5.456 unidades)
- Volvo FH 460 (4.302 unidades)
- DAF / XF 530 (4.123 unidades)
- Mercedes Accelo 1017 (4.067)
- Scania R 450 (4.027)
- Volvo VM 290 (3.693)
- Scania R 460 (3.529)
- DAF / XF 480 (2.890)
- Mercedes Atego 1719 (2.730)
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.