quarta-feira, janeiro 28, 2026

É verdade que caminhoneiro não pode ser gordo?

CuriosidadesÉ verdade que caminhoneiro não pode ser gordo?

Tá rolando na internet a ideia de que caminhoneiro não pode ser gordo. Mas será mesmo? A maioria tem mais de 50 anos e vive na estrada, onde manter uma alimentação saudável e se exercitar é um desafio. Então, de onde vem essa história?

Uma internauta enviou um boato ao Pé na Estrada, incluindo supostas fontes, de que havia um Projeto de Lei que propõe limitar o IMC (Índice de Massa Corporal) do caminhoneiro no transporte. A especulação ainda fala que o texto descreve multa para quem não cumprir os “padrões” estabelecidos e que isso seria detectado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Caminhoneiro precisa ter corpo de atleta?

Na internet, o PL tem até requisitos, como o motorista com carteira há mais de 5 anos deve ter IMC dentro dos padrões de saúde, com prazo de 6 meses para regularização.

É verdade que caminhoneiro não pode ser gordo?

 

O Projeto com número 4.331 de 2021 foi usado para estabelecer as normas de um caminhoneiro com pouca gordura corporal, mas não se engane, tudo isso não passa de uma fake news.

Para entender o tamanho da confusão, o PL até existe, mas não tem nada a ver com o tema proposto. O projeto citado, que está rodando na Câmara dos Deputados, fala sobre assegurar o direito de ingressar e de permanecer com o animal doméstico em todos os estabelecimentos.

A fake news já estava tomando forma, com os internautas discutindo a proposta discriminatória, e a caracterizando de teor gordofóbico. O ideal ao se deparar com uma notícia dessa é verificar em sites oficiais antes de espalhar em grupos de WhatsApp.

 

Cuidar da saúde é essencial em todas as profissões

Na maioria das vezes a profissão de caminhoneiro não exige tanto esforço físico, mas exige que ele se alimente bem e se exercite como em toda profissão. No entanto, a vida na estrada não tem muitos recursos, faltando às vezes até o básico, como o banho e a refeição.

Hoje existem campanhas a todo momento nas rodovias para incentivar o motorista a cuidar melhor da saúde. Entre elas, exames rápidos de pressão arterial, diabetes e visão, por exemplo.

O caminhoneiro enfrenta diversos problemas no corpo e até na mente decorrentes da profissão. O Pé na Estrada mesmo já reportou as doenças psicológicas que os motoristas enfrentam. Esses e outros fatores contribuem para a falta de caminhoneiros no Brasil e no mundo.

Mas conta aí nos comentários o que você achou dessa fake news, pra você tava na cara que era mentira?

 

Veja também: Outubro Rosa: como se cuidar na estrada?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados